Arquivo

“Um sorriso com as TIC” no Hospital da Guarda

Crianças internadas no Sousa Martins dispõem de cinco portáteis com acesso à Internet

Desde a última segunda-feira que a unidade de pediatria do Hospital da Guarda dispõe de cinco computadores portáteis com acesso à Internet, para utilização das crianças internadas, no âmbito da iniciativa “Um sorriso com as TIC”. O arranque do projecto, promovido pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), foi apadrinhado pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Este projecto, que tem a duração de dois anos, visa dotar as áreas de pediatria dos hospitais públicos de infra-estruturas tecnológicas que proporcionem momentos de lazer a todas as crianças internadas, permitindo também o contacto com a família, amigos e o meio escolar. Tendo em conta os pais, familiares e amigos que não têm computador em casa, existe a possibilidade de ser emprestado um portátil com “webcam” e ligação à “net” através de uma placa de tecnologia 3G. Laurentino Dias enalteceu a importância das tecnologias de informação nos serviços de pediatria, uma vez que podem «permitir que o tempo de internamento seja muito aliviado em termos de pressão». O governante sublinhou que «as crianças estão cá dentro, mas podem, por via da Internet, “estar no Mundo” e falarem com os amigos e a família», substituindo um «tempo de aborrecimento por um tempo de lazer e de divertimento». Considerou ainda que são «estas pequenas coisas que fazem com que a vida dos tempos modernos não seja uma catástrofe», recordando que o projecto arrancou no hospital D. Estefânia, em Lisboa, e «não parou» porque foi dotado «de verbas necessárias para isso» e o Governo procurou «os parceiros necessários».

Igualmente presente na cerimónia, o presidente da FDTI explicou que a unidade de pediatria do Sousa Martins é a 21.ª do país a beneficiar do serviço, referindo que «faltam três» instalações para a conclusão da quarta fase do projecto. Nuno Araújo frisou que a iniciativa agora lançada na Guarda «minimiza o sofrimento das crianças que estão afastadas de suas casas». Quanto a Fernando Girão, presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde da Guarda, realçou que o projecto «vem complementar todo o esforço que tem sido feito na qualidade de humanização do atendimento» das crianças internadas.

Falta de pediatras continua a fazer-se sentir

Também o director do serviço de pediatria do hospital elogia o projecto que «vem melhorar grandemente o bem-estar das crianças, dada a melhoria em termos de humanização que provoca no serviço». António Mendes falou ainda das «imensas dificuldades» existentes na Pediatria do Hospital da Guarda «em termos de recursos humanos médicos». «Tenho muitos poucos pediatras e muita dificuldade em manter um serviço a funcionar as 24 horas por dia», defendendo que «é um problema que tem a ver com a má distribuição dos médicos». O médico explica que actualmente o Sousa Martins só tem três pediatras no quadro, havendo «mais quatro ou cinco» que «dão apoio em termos de urgência», o que «manifestamente é insuficiente», até porque «é um serviço que devia ter 14», indicou.

68 mil euros para colectividades do distrito da Guarda

No mesmo dia em que esteve no Hospital da Guarda, Laurentino Dias passou também pelo Governo Civil, onde presidiu à homologação de 29 contratos-programa, para a atribuição de 365 mil euros de apoio a clubes e associações desportivas da Região Centro, nomeadamente dos distritos da Guarda, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu, no âmbito da 4.ª fase da Medida 1 – “Saúde e Segurança nas instalações desportivas”.

Esta medida, que tem como prioridade a saúde e a segurança dos praticantes desportivos, destina-se a apoiar a realização de obras de beneficiação nas instalações de apoio às infra-estruturas dos clubes e associações desportivas. Dos 365 mil euros, 68 mil vão para seis colectividades da Guarda, 32 mil para duas de Castelo Branco, 95 mil para sete de Aveiro, 91 mil para sete de Coimbra, 32 mil para três de Leiria e 45 mil para três instituições de Viseu. O governante salientou que, com esta medida da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o Governo pretende criar condições para que as instalações desportivas dos clubes e pequenas associações «tenham óptimas condições de saúde e de higiene», de modo a atrair os jovens para a prática desportiva.

À tarde, o secretário de Estado presidiu à cerimónia de inauguração da obra de ampliação da Pousada de Juventude das Penhas da Saúde. Este investimento de 960 mil euros aumentará a capacidade de alojamento de 124 para 158 camas, distribuídas por 24 quartos duplos com WC; 1 quarto duplo com WC adaptado a pessoas de mobilidade condicionada; 12 quartos múltiplos com 8 camas e 1 quarto múltiplo com 12 camas.

Ricardo Cordeiro Computadores vão fazer com que o tempo de internamento seja «muito aliviado», disse Laurentino Dias

“Um sorriso com as TIC” no Hospital da
        Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply