A Associação de Transumância e Natureza (ATN), no âmbito do projecto “Bosques da Faia Brava”, está a promover a iniciativa de voluntariado “Um milhão de sementes para o vale do Côa”.
O objectivo é recuperar e melhorar o coberto florestal de áreas que foram afectadas pelos incêndios, as principais linhas de água e zonas agrícolas abandonadas, contribuindo para a conservação do mosaico agro-florestal e das espécies florísticas e faunísticas que dele depende. A grande meta é recolher e semear um milhão de sementes de árvores autóctones nos próximos cinco anos, numa área de cerca de 500 hectares, incluindo freixos, sobreiros, azinheiras, carvalhos negral e cerquinho, lodão bastardo e zelha. A acção arranca no sábado e prolonga-se até 15 de Março, decorrendo em iguais períodos entre 2009 e 2013. Além da recolha de sementes, manutenção do viveiro florestal, plantação de árvores e sementes, os visitantes podem ainda observar aves, monitorizar a fauna, tratar da manutenção de pombais, da poda de azinheiras e sobreiros.
Poderão ainda conhecer percursos pedestres e tratar da gestão da manada de garranos. Em troca, a ATN oferece alojamento. Entretanto, este fim-de-semana realiza-se a tradicional apanha da azeitona nos cerca de 16 hectares de olival biológico da associação. O azeite produzido é vendido no âmbito da campanha “Faia Brava”, de angariação de fundos para a compra de propriedades para a conservação de zonas importantes para as aves rupícolas. A participação na apanha é gratuita.