Arquivo

Um familiar desportivo

A Opel Astra Caravan 1.7 CDTI Enjoy é o carro que conduzimos esta semana

A nova carrinha Astra Caravan é a versão familiar mais recente do novo Astra. Contudo, a frente, ao jeito da nova geração Astra, não esconde o seu estilo desportivo, surgindo na retaguarda com luzes tridimensionais originais, uma generosa área vidrada e vidros laterais bem integrados, sendo estes os traços principais de design dinâmico do modelo de cinco portas.

A inconfundível frente em “V” torna-o imediatamente reconhecível, sendo que toda a estética do modelo é realçada pelos envolventes faróis tridimensionais de dimensões consideráveis. A imagem de robustez é transmitida por toda a carroçaria, que alia as linhas vincadas a uma cintura elevada, desde a frente até à secção traseira. O perfil é também marcado pela forma invulgar dos vidros laterais traseiros que surgem entre os pilares C e D e enaltecem a linha dinâmica do tejadilho. Graças a uma distância entre eixos de 2,70 metros (cerca de nove centímetros mais longa que no modelo de cinco portas e na “station wagon” anterior), a nova Astra oferece muito espaço para pernas nos lugares de trás e até 1.590 litros de volume para carga – mais 90 litros do que no modelo anterior. Apesar desta volumetria invulgar no interior, as dimensões da carroçaria (comprimento: 4,51 m; largura: 2,03 m; altura: 1,50 m) continuam a inserir o Astra Caravan no segmento dos compactos. Outra das novidades do Astra Caravan está no sistema de abertura da cobertura da bagageira, que foi especificamente concebido para o novo modelo, com um dispositivo de enrolamento automático.

O elevado nível de segurança passiva do novo Astra foi recentemente confirmado por uma entidade independente. Após a realização de testes de colisão, a organização de defesa do consumidor Euro NCAP (European New Car Assessment Program, Programa Europeu de Avaliação de Automóveis Novos) atribuiu ao Astra a classificação máxima de cinco estrelas no domínio da segurança dos passageiros. Com um total de 34 pontos, o Euro NCAP elegeu o “best-seller” da Opel como o “sédan” mais seguro do segmento. Em termos de motorização, o 1.7 CDTI com 100 cv tem um turbocompressor de geometria variável e destaca-se pelo elevado binário máximo de 240 Nm. Este é um dos factores que colocam o Astra Caravan num patamar elevado de performance. Com este turbodiesel, a aceleração dos 0 aos 100 km/hora é cumprida em 12,5 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/hora. Apesar destes valores de referência ao nível do desempenho dinâmico, a média do consumo de combustível situa-se em apenas 5,0 litros aos 100 km.

Sobre o autor

Leave a Reply