Arquivo

Um dia sem carros na Guarda

Pela quarta vez a cidade adere a mais uma edição do Dia Europeu Sem Carros

“Caminhos seguros para crianças” é o lema de mais uma edição do Dia Europeu Sem Carros. Pelo quarto ano consecutivo, e a exemplo de outras cidades europeias, a Guarda adere a esta iniciativa, que se vai realizar no dia 22 de Setembro. Este ano com a particularidade de decorrer durante um dia de semana, com todas as implicações de um dia de trabalho, ao contrário do ano passado que aconteceu no fim-de-semana. Por isso as principais artérias da cidade vão ficar fechadas à circulação automóvel causando algumas dificuldades ao trânsito. Para aproveitar esse dia sem carros na cidade, a autarquia promove diversas actividades desportivas, animação de rua e insufláveis.

Haverá actividades para todos os gostos e idades. Desde Karts a pedais, bicicletas, basquetebol, jogos tradicionais, futebol, parede de escalada, aromas da Maúnça ou insufláveis. A animação de ruas e as actividades desportivas decorrem ao longo de todo o dia. Tendo em conta que o tema deste ano, é “Caminhos seguros para crianças” a autarquia decidiu “trazer” a Escola de Vale de Estrela para junto da câmara e ensinar assim as crianças a “comportarem-se”, com segurança numa cidade. Esta iniciativa destina-se a crianças do 1º e 2º ciclo.

Assim, as ruas da cidade irão servir de palco às mais diversas actividades, nomeadamente, a Rua Alves Roçadas, Largo Frei Pedro, Jardim José de Lemos, Rua Infante D. Henrique (CMG), Praça do Município (CMG), Rua do Comércio e Paço do Biu. Para isso são apresentadas alternativas nos seguintes parques de estacionamento: junto ao mercado municipal, Largo de São Francisco, antigo quartel dos Bombeiros, Avenida dos Bombeiros, início da Rua Prof. Doutor Fernando Carvalho Rodrigues, zona da Feira, Rua de Santa Clara (junto ao cemitério), Avenida Monsenhor Mendes do Carmo e junto ao Estádio Municipal. Enquanto vão ser distribuídos brindes na Câmara Municipal da Guarda e nas instalações da PolisGuarda, no Largo Paço do Biu.

Sobre o autor

Leave a Reply