Arquivo

Um carro “de outra galáxia”

Volkswagen Phaeton 5.0 TDi v10, o carro que conduzimos esta semana

O Phaeton é o verdadeiro automóvel de luxo da Volkswagen. Segundo a marca germânica, o nome atribuído a este topo-de-gama quer dizer aquele que brilha. É também o nome do Deus Sol da mitologia grega, que possuía uma carruagem de fogo. O Phaeton apresenta uma estética clássica, mas actual, conseguindo ser distinta e, sobretudo, muito discreta. O Phaeton surge equipado com uma dotação tecnológica verdadeiramente impressionante. Propostos, de série ou em opção, consoante as versões, são ou bancos dianteiros e traseiros multi-reguláveis electricamente, com aquecimento, ventilação, massagem e sistema easy-entry; ar condicionado com regulação independente para os quatro cantos do veículo e coberturas das saídas de ventilação removíveis automaticamente; sistema de controlo do computador de bordo, sistema de som, telefone, sistema de navegação e de algumas funções do próprio veículo, dotado de monitor de sete polegadas a cores, em formato 16:9; cruise-control ADR com radar e regulação da distância ao veículo da frente; sistema de trancamento e arranque sem chave; tecto de abrir com sensores fotovoltáicos para manutenção da temperatura interior com o motor desligado; faróis bi-Xénon dianteiros; farolins traseiros e “piscas” accionados por LED. A Volkswagen reclama o melhor espaço da classe para pernas atrás e para os ombros à frente, num interior luxuoso recheado de equipamento e muito bem construído, onde merecem referência a qualidade geral, a decoração sóbria e elegante e a bagageira com 500 litros, onde cabem quatro sacos de golf. O Phaeton pode adoptar uma multiplicidade de combinações e acabamentos, tanto ao nível dos materiais (peles e madeiras de vários tipos) como das cores. Esta virtude confere-lhe uma capacidade de personalização quase ilimitada. Os bancos dianteiros têm até 18 tipos de ajuste, todos eléctricos, inclusive com memórias de posição, ventilação interna, aquecimento e massagem no apoio lombar. O Phaeton oferece oito airbags de série (frontais, laterais dianteiros e traseiros e de cortina), cintos com dois tensores, pré-tensores e limitadores esforço e encostos de cabeça dianteiros activos. Obrigatória, a presença do ESP, do ABS com BAS e dos diferenciais de bloqueio electrónico. Inédita, a introdução do High Pressure Support, dispositivo capaz de fazer aumentar até 250 bar a pressão no circuito de travagem sempre que situações limite assim o exijam. Surge ainda equipado com suspensão a ar ajustável automática ou manualmente conforme a vontade do condutor. O motor de 5.0 TDi v10 é o mais potente motor diesel que já equipou um sedã. A tracção é total nas versões mais potentes com a nova caixa automática de 6 velocidades.

Sobre o autor

Leave a Reply