Arquivo

ULS da Guarda à espera de mudanças na administração

Miguel Castelo Branco foi convidado a continuar no Centro Hospitalar da Cova da Beira

O Ministério da Saúde decidiu reconduzir Miguel Castelo Branco na presidência do conselho de administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), mas no caso da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda nada estará ainda tão definido. Pelo menos, oficialmente.

Em declarações a O INTERIOR, Vasco Lino, atual presidente do CA da ULS, diz desconhecer se vai continuar em funções ou se será substituído. «Até agora, este conselho de administração ainda não foi informado sobre o seu futuro», disse o administrador que está na Guarda desde novembro de 2012. A sua nomeação aconteceu no rescaldo da exoneração de Ana Manso do cargo por ordem do ministro Paulo Macedo. A sua equipa ficou completa com Gil Barreiros (diretor clínico para os cuidados primários), Fernanda Maçoas (diretora clínica para os cuidados hospitalares), João Marques (enfermeiro-director) e Flora Moura (vogal executiva). O mandato deste CA chegou ao fim a 31 de dezembro e procura-se agora saber quem se segue.

Nos últimos meses, a tutela tem sido pressionada a fazer mudanças na ULS, mas a administração, apesar de ligada por um fio, conseguiu resistir. A saída de Fernanda Maçoas, médica gastrenterologista no Hospital Sousa Martins, e de Flora Moura, vinda da Entidade Reguladora de Saúde, no Porto, já será um dado adquirido no seio da ULS guardense. Pelo contrário, estará garantida a continuidade do médico Gil Barreiros e do enfermeiro João Marques, que além de profissionais da saúde são militantes do PSD. O que se desconhece é quais serão as suas funções na equipa que se segue. O mesmo se passa com Vasco Lino. Júlio Sarmento tem sido apontado para lhe suceder na presidência do CA, mas o antigo presidente da Câmara de Trancoso disse a O INTERIOR desconhecer as intenções de Paulo Macedo. «Não fui contactado nem sondado para o lugar», declarou o também ex-líder da distrital da Guarda do PSD.

No Centro Hospitalar da Cova da Beira, Miguel Castelo Branco confirmou já ter sido convidado pelo ministro a continuar na presidência do CA. Segundo o médico, em declarações à Rádio Cova da Beira, neste momento está a ser constituído o novo conselho de administração. «As coisas estão a correr normalmente, fui convidado para continuar e estou neste momento a constituir a equipa, que está praticamente concluída», declarou o responsável, que se escusa a adiantar se haverá ou não mudanças. «Daqui por uns dias se saberá», acrescentou, ressalvando que será a tutela a ter a última palavra. «O que espero é que o assunto possa ser resolvido com a maior brevidade possível para a normalidade de funcionamento dos órgãos», afirmou o presidente cessante do CHCB.

Luis Martins Novo conselho de administração da ULS deverá ser conhecido nas próximas semanas

Sobre o autor

Leave a Reply