Arquivo

UBI parceira da Microsoft no Plano Tecnológico

Protocolo foi assinado na última quarta-feira e prevê a criação, a partir do próximo ano lectivo, de Cursos de Especialização Tecnológica (CET) na UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) foi uma das três instituições de ensino escolhidas para colaborar com a empresa líder mundial em software, a Microsoft, no âmbito do programa “Competências em Software – um contributo da Microsoft para o Plano Tecnológico”.

A ideia passa, numa primeira fase, por criar Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s) no domínio das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC). Esta fase piloto vai ainda passar pelas Universidades do Minho e de Aveiro e pela Escola Técnica Fiorino. A Microsoft propõe-se a ceder o apoio técnico e pedagógico necessário, através da disponibilização dos conteúdos de ensino do seu centro prático, a prestigiada “IT Academy”. Deste modo, os CET’s de nível IV, que irão arrancar já no próximo ano lectivo, vão dispor de uma forte componente prática que será equivalente aos currículos daquela escola da Microsoft, o que vai permitir aos formandos obter a certificação oficial “IT”, com «vista à integração no mercado de trabalho ou à criação de novas empresas», explicou Vítor Santos, representante da empresa, durante a apresentação do protocolo.

Esta acção, que, segundo Luís Carrilho, vice-reitor da UBI, «tem como público-alvo os alunos que terminam o 12º ano e desejam enveredar por um curso prático», visa a formação de 200 técnicos que poderão vir a integrar 150 empresas, uma vez que o curso prevê um ano de formação em escola e um estágio obrigatório. Já as partes teóricas serão definidas em conjunto pelas três instituições de ensino. A primeira reunião com o intuito de «definir os conteúdos programáticos e a forma de ingresso» vai acontecer já amanhã, na Universidade de Aveiro, revelou Vítor Santos. Este programa constitui uma colaboração integrada no sétimo ponto de um total de 19 linhas programáticas acordadas no âmbito do “Memorando de entendimento entre o Governo Português e a Microsoft”. Trata-se de uma iniciativa que envolve o trabalho conjunto de oito ministérios e abrange fundamentalmente as áreas da inovação e qualificação. A cerimónia da assinatura oficial do memorando foi transmitida para as quatro instituições de ensino abrangidas pelo programa em webcast e contou com as intervenções de Bill Gates, presidente da Microsoft, e o primeiro-ministro José Sócrates. Na UBI, a transmissão foi precedida pelas intervenções de José Carlos Correia, da Consispro, empresa sedeada no Parkurbis, e Vítor Santos.

* Com Liliana Correia

Reacções

Pedro Farromba, director executivo do Parkurbis

«Trata-se de uma iniciativa fundamental para a cidade e o Parkurbis tirará grandes dividendos desta parceria. Tendo em conta que o objectivo principal do Parkurbis é a criação de empresas, estes cursos de especialização tecnológica serão essenciais para as empresas que estão e que podem vir aí a instalar-se. Por outro lado, este projecto poderá dar origem a um Centro de Desenvolvimento de Software. Estamos a trabalhar para isso e o ideal é captarmos a mão-de-obra qualificada da UBI».

Leitão Gomes, director do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) da Covilhã

«Estes cursos vão permitir à região dispor de um conjunto de técnicos qualificados que a indústria, o comércio e os serviços muitas vezes procuram em vão. Neste sentido, o protocolo será positivo para todas as actividades económicas, em qualquer sector, uma vez que pode dinamizar o próprio tecido empresarial, que tem dificuldade em recrutar técnicos qualificados, especialmente nesta área das novas tecnologias».

João Esgalhado, vice-presidente da Câmara da Covilhã

«Este é mais um passo no sentido de levar a nossa Universidade ao conhecimento do país, da Europa e do mundo e mais um passo no sentido do desenvolvimento integrado da nossa região. A autarquia está a acompanhar esta iniciativa com a maior curiosidade, empenho e com votos de que seja o primeiro passo de outros mais importantes que, estou seguro, vamos conseguir».

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply