Arquivo

UBI Medical representa investimento de 2,4 milhões de euros

«Está para muito breve» o início das obras do UBI Medical, um espaço inovador na área da investigação médica, prestação de cuidados à comunidade e incubação de empresas que a Universidade da Beira Interior vai levar a cabo na zona envolvente à Faculdade de Ciências da Saúde e Centro Hospitalar da Cova da Beira.

Com uma área bruta de construção de três mil metros quadrados, o UBI Medical terá dois pisos, um dedicado à investigação e outro à incubação de empresas, representando um investimento de 2,4 milhões de euros. Na área da investigação terá áreas dedicadas a estudos epidemiológicos, sociais e psicológicos, núcleo de biosensores e tele saúde, uma unidade de rastreio e monitorização fisiopatológica e outra de caraterização dos parâmetros de saúde pública. O objetivo é fixar recursos humanos em várias áreas do conhecimento, da medicina à química passando pela informática, ciências do desporto e sociologia. Além dos laboratórios, o UBI Medical terá um espaço de incubação, com mil metros quadrados, para acolher projetos de empreendedores nacionais mas sobretudo de jovens licenciados da UBI através da transferência de tecnologia da universidade para as empresas. Conta com parceiros estratégicos importantes do sector privado, nomeadamente a Siemens. O investimento no Ubimedical surge integrado no programa estratégico INOVIDA, na área da ciência e tecnologia. Liderado pela UBI, este projeto tem um investimento total de 12 milhões de euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de desenvolvimento Regional (FEDER) de 6,5 milhões de euros.

O INOVIDA tem como objetivo criar um Parque de Ciência e Tecnologia polinucleado, no eixo territorial Guarda, Covilhã, Castelo Branco e Abrantes, focado nas áreas da qualidade de vida e no sector agro-industrial. Este parque terá um funcionamento em rede, o que irá potenciar a expansão e a consolidação da rede regional de infraestruturas de acolhimento e apoio a atividades empresariais intensivas em ciência e tecnologia.

A operacionalização do Programa Estratégico INOVIDA será assegurada por cinco projetos estruturantes repartidos por várias cidades da Região Centro. Na Covilhã irá surgir o UBI Medical, em Abrantes, no Tecnopólo do Vale do Tejo, ficará localizado o INOV.Tech, e em Castelo Branco será criado o Centro de Empresas Inovadoras. Transversais a todos estes projetos, serão desenvolvidos mais dois, de cariz mais imaterial, que se relacionam com o conhecimento, a gestão e animação da parceria em que assenta o programa estratégico.

O INOVIDA resultou de uma candidatura ao Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica do Mais Centro. O programa estratégico, para além entidade líder – a UBI – inclui também: a InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, a Tagus Valley – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo, os Institutos Politécnicos da Guarda, Tomar e Castelo Branco, o Centro Hospitalar da Cova da Beira, o Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar e o grupo Siemens Healthcare.

UBI Medical representa investimento de 2,4
        milhões de euros

Sobre o autor

Leave a Reply