Arquivo

UBI estuda ligação sem fios a todos os hospitais da região

Projecto que liga também a Faculdade de Medicina deverá estar pronto dentro de um ano

O departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver no Laboratório do Instituto de Telecomunicações da Covilhã um novo sistema de comunicação de rede sem fios para aplicar ao contexto universitário, hospitalar e urbano. Com o MobileMan, (ligação em rede em ambiente exterior), a equipa coordenada por Fernando Velez pretende assim «interligar» as tutorias da Faculdade de Ciências da Saúde aos quatro hospitais existentes na região, designadamente o Pêro da Covilhã, do Fundão, Castelo Branco e da Guarda.

A ideia passa por disponibilizar a «Internet e a intranet» – rede própria da universidade -, a todos os hospitais para que os alunos possam ter os mesmos recursos informáticos, desde Internet, mail, imagem, videoconferência e até exames médicos a partir de qualquer unidade hospitalar, explica Fernando Velez. Para isso, basta usar apenas os sistemas “Wimax” (Worldwide Interoperability for Microwave Access) e “wi-fi”, que permite uma ligação em rede em tempo real numa área metropolitana. Por ora, o objectivo é apenas interligar os vários hospitais, mas a equipa não descarta a possibilidade de avançar esta ligação aos sistemas de emergência e segurança, como os Bombeiros, PSP, GNR e Protecção Civil. Aliás, tem já havido conversações informais sobre o assunto com as várias entidades para encontrar uma forma de financiamento para alargar o projecto, até porque o mesmo já foi desenvolvido de forma académica por alguns alunos de Engenharia Electrotecnia.

O MobileMan é apoiado em cerca de 40 mil euros pelo Instituto de Comunicações, apenas para desenvolver e demonstrar que esta ligação inter-hospitais é possível.

O objectivo de Fernando Velez é ter os «pontos de acesso» definidos no início do próximo ano, apontando a demonstração prática entre os hospitais e faculdade no prazo máximo de «um ano».

Além do MobilePlan, o departamento de Electromecânica desenvolveu ainda este ano o projecto Multiplan, centrado no planeamento celular de sistemas de comunicações móveis multi-serviço, como os telemóveis “3G. «A ideia é desenvolver novas técnicas para serem aplicadas a telemóvel», exemplifica Fernando Velez, para serem usadas em notícias, reportagens ou conferências internacionais. Já o Crossnet, outro dos projectos a ser desenvolvido, pretende cruzar níveis de rede informática e de telecomunicações para que se faça um «maior planeamento» da rede. «Este projecto permite fazer coisas e desenvolver conceitos e protocolos que permitem operar na terceira geração», destaca, salientando que será muito útil no futuro. Por fim, o UNITE, onde se pretende investigar novos protocolos, ferramentas de planeamento e simular sistemas para operar nas novs gerações, como o “wimax” e o “wi-fi.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply