Arquivo

UBI abre doutoramento em Ciências Farmacêuticas

Mestrado em Gerontologia vai continuar

A Universidade da Beira Interior vai abrir no próximo ano letivo o doutoramento em Ciências Farmacêuticas, depois deste ter sido homologado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Este doutoramento vai ser ministrado em parceria com a Universidade de Salamanca e será dirigido pela professora e vice-reitora para a investigação na UBI, Ana Paula Duarte. Em conjunto com Ciências Biomédicas, Medicina e Gerontologia, será o quarto doutoramento da Faculdade de Ciências da Saúde. A par deste novo terceiro ciclo, confirma-se também a continuação do mestrado em Gerontologia que, de acordo com a diretora do curso, «oferece uma formação claramente prática e permite melhorar a qualidade assistencial e de vida da população idosa». As inscrições podem ser feitas até ao dia 15 de julho estando prevista uma nova fase de candidaturas entre 8 de agosto e 9 de setembro. Com 25 vagas, o mestrado destina-se a licenciados em Medicina, Enfermagem, Psicologia, Ciências Farmacêuticas e Ciências Sociais, com média curricular mínima de 14 valores. O ciclo de estudos está organizado de acordo com a prática europeia e as recomendações do Protocolo de Bolonha, num ciclo de 120 créditos ECTS, repartidos por dois anos letivos, cada um com mil e 600 horas de trabalho.

Ainda na área da saúde, a universidade continua a marcar pontos, desta vez com o resultado de um estudo sobre a utilização da água mineral de Unhais da Serra. Segundo o que os investigadores apuraram, esta água pode ser usada como terapia complementar na lombalgia crónica, reduzindo a dor, a incapacidade e o consumo de medicamentos. Esta é uma doença degenerativa da coluna vertebral. O trabalho realizado pela investigadora Marta Araújo Ferreira foi premiado no Congresso da Sociedade de Hidrologia Médica e revelou mesmo uma «melhoria significativa» na intensidade da dor e da qualidade de vida dos doentes, entre outros aspetos, depois de observados os efeitos do tratamento termal a que 51 pessoas foram sujeitas.

Sobre o autor

Leave a Reply