Arquivo

Turistas encheram Serra da Estrela

Na “ressaca” do fim de ano, centenas de pessoas rumaram à Torre no domingo para desfrutarem da neve

Chegaram de todo o país, alguns para passar o fim de ano, outros simplesmente para desfrutar da neve em família, e encheram as unidades hoteleiras da região. Com algumas quedas pelo meio, miúdos e graúdos aproveitaram ao máximo as encostas cobertas de branco na zona da Torre, na tarde solarenga do último domingo.

«Estou aqui na Serra da Estrela a ver esta neve, uma maravilha. Venham, que isto é lindo», exclamou João Santos, que veio de Ovar. Foi um dos muitos turistas que rumaram ao ponto mais alto de Portugal continental no último fim-de-semana para começar o ano na neve. Com uma casa de férias na Soalheira (Castelo Branco), o visitante de 71 anos já é repetente nas passagens de ano na Serra, mas o encantamento permanece como da primeira vez: «Estou a achar isto maravilhoso e quero cá vir mais vezes», afirmou. Também a sua mulher não tem dúvidas em afirmar que a Serra da Estrela é «sempre bonita». Fascinada com a neve, «o divertimento da juventude e o ar puro», Maria do Carmo Dias acrescentou que se trata de «uma zona boa para passar o tempo» e considerou que «se podia desenvolver ainda mais o turismo, porque merece a pena qualquer pessoa ver isto, que é encantador».

Paulo Santos decidiu acompanhar os pais, com mulher e filha, e sublinhou que a Serra da Estrela é «o ex-libris da neve em Portugal». Precavido contra o frio da montanha, acabou por ter uma boa surpresa no domingo: «Estávamos com medo que o tempo estivesse “fechado”, mas chegámos cá acima e fomos surpreendidos por este sol radioso, que dá outro colorido à neve», declarou. Já a pequena Ana Patrícia estava eufórica com o dia passado na Torre, que considerou «muito “fixe”». «Andei de trenó e escorreguei por uma colina muito alta», contou. De resto, trenós não faltaram. Dos oito aos 80 anos, todos participaram nas habituais brincadeiras na neve, deslizando e subindo até ao ponto de partida vezes sem conta. Paula Tecedeiro que o diga. Veio de Loulé (Algarve), passou a passagem de ano na Serra e aproveitou para ficar até domingo. «Isto é muito giro e não está frio, é muito bom. Estou a divertir-me muito», disse.

Foi a primeira vez que esteve na Estrela, porque queria ir para a neve. «Vim para aqui porque é o único sítio onde a há em Portugal, mas é para repetir, sem dúvida», revelou. Cláudia Veiga, de Coimbra, também aproveitou «o tempo convidativo» para trazer os filhos. «Está muito giro. Os miúdos estão a divertir-se imenso e nós também», admitiu, enquanto Jaime Pereira, apesar de viver há oito anos em Penha Garcia desde que chegou do Brasil, confessou que não vinha há Serra «há sete». De passagem pela Torre com a família, destacou a «ajuda do sol» para uma tarde bem passada, num «cenário muito bonito». Já Luís Bagina, de Celorico da Beira, lembrou que este afluxo de gente «também é bom para os comerciantes da Torre, porque as pessoas deixam cá o dinheiro».

De Tondela veio João Ferreira, para quem o dia foi «espectacular», mau grado o trânsito continuar a ser «o único problema» da Serra. É que o congestionamento automóvel foi uma constante durante toda a tarde. Alguns militares da GNR tentaram orientar o tráfego intenso provocado pelos turistas, que se despediram da Serra a conta-gotas.

Veja o vídeo em

www.ointerior.tv

Rafael Mangana Ninguém evita uma descida nos incontornáveis trenós

Turistas encheram Serra da Estrela

Sobre o autor

Leave a Reply