Arquivo

“Trópico das Cabras” triunfa no IMAGO

Realizador Fernando Coimbra conquista Grande Prémio Cidade do Fundão

O brasileiro Fernando Coimbra conquistou o Grande Prémio Cidade do Fundão, no Imago 2009. O júri decidiu entregar o galardão ao filme “Trópico das Cabras”, uma curta-metragem de ficção.

“A Sombra de D. Roberto”, do chileno Juan Diego Spoerer e do sueco Häkan Engstrom, recebeu o Prémio do Júri, enquanto o romeno Adrian Sitaru venceu o Prémio Jovem Realizador Europeu. O Myspace Melhor Filme não Ficção foi dividido por “O Sítio”, do norte-americano Alexandre O. Phillipe, e “Irinka & Sandrinka”, dos franceses Sandrine Stoianov e Jean-Charles Finck. No último dos prémios da competição oficial internacional, os participantes da maratona digital distinguiram o britânico Osbert Parker, pela animação “Teu Verdadeiramente”. Na competição Under 25 ganhou Oktober Last, por “Nine Roses For Aisha”, sendo que o Prémio Internacional distinguiu “Bem-Vindos A Whitechapel District”, da francesa Marie Vieillevie. Já Santiago Dellape recebeu uma menção honrosa por “Bem Vigiado”.

Nesta categoria, o público atribuiu o Prémio da Competição Oficial a “Skihzein”, de Jérémy Clapin, e o da Competição Under 25 a “Procrastinação”, de Johnny Kelly. O júri Onda Curta – RTP2 premiou “Procrastinação”, “A Sombra de D. Roberto”, “Em nome de Deus”, “Ondas” e “Skihzein”, concedendo ainda uma menção especial a “Irina & Sandrinka”. Só em “Dissonância” houve prémios para realizadores portugueses, com Nuno Neves e Flávio Nunes a vencerem a Maratona Digital Canon.

Sobre o autor

Leave a Reply