Arquivo

Tropas de Napoleão às portas de Almeida

Recriação do cerco da vila amuralhada decorre a partir de amanhã e até domingo

Almeida volta a ser palco, este fim-de-semana, de mais uma recriação histórica, no âmbito das tradicionais Comemorações da Batalha do Buçaco. Um seminário com a participação do Bispo D. Manuel Felício, a evocação da Batalha de Fuentes de Oñoro, dois “workshops” e a recriação da rendição da vila às tropas napoleónicas vão ser os momentos altos da edição deste ano.

Amanhã decorre o seminário “Memória, mito e história: o sacrifício de Almeida”, nas portas exteriores de Santo António. A iniciativa conta com a participação de António de Sousa Júnior, Teresa Cailloux de Almeida, José D´Encarnação, Adriano Vasco Rodrigues, Miguel Angel Martin, Manuel Jorge Pereira de Carvalho, D. Manuel Felício, Maria Helena Carvalho dos Santos e Francisco Ribeiro da Silva. Pelas 23 horas serão reconstituídos alguns momentos de tensão do cerco, como a ronda de sentinelas e as patrulhas (Portas de S. Francisco e nos bastiões da fortaleza), as surtidas francesas à vila, com resposta de fogo das baterias e fuzis a partir do baluarte de S. Pedro.

No sábado será evocada a Batalha de Fuentes de Oñoro, através da recriação do combate que, a 3 e 4 de Maio de 1811, opôs anglo-lusos e franceses nas ruas a Norte de Fuentes de Oñoro e da Ribeira das Casas. A evocação vai acontecer na linha de fronteira, em Vilar Formoso.

Para o mesmo dia está agendado o “workshop” sobre “O projecto do município para a regeneração da zona do castelo”, em que serão debatidas temáticas relacionadas com o arranjo urbanístico do alto da cidadela. “Escultura para o concelho, que sirva de memorial do sacrifício de Almeida, a inaugurar por ocasião dos 200 anos da guerra peninsular” servirá de mote, mais tarde, a um segundo “workshop”. À noite será representado um combate nocturno com fogo de artilharia e de mosquete de infantaria nas muralhas da praça-forte, após uma tentativa do inimigo em forçar a entrada. No domingo será recriada a Batalha do Cerco de Almeida, que envolveu tropas anglo-lusas, milícias e ordenanças portuguesas e batalhões napoleónicos, com demonstração de algumas tácticas de guerra da época.

Sobre o autor

Leave a Reply