Arquivo

Troika aprova mais 4 mil milhões

A quarta revisão do programa de assistência a Portugal foi positiva e a troika aprovou a transferência de mais uma tranche de quatro mil milhões de euros, anunciou hoje o ministro das Finanças.

«Cumprimos todos os critérios quantitativos e objetivos estruturais. A missão (da troika) recomendou o desembolso da quarta tranche», disse Vítor Gaspar numa conferência de imprensa em Lisboa, onde apresentou as conclusões do quarto exame da troika (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) à evolução do programa contratado com Portugal.

O ministro salientou que, «apesar do agravamento das condições externas, as metas foram atingidas», tendo destacado também que «durante o primeiro ano o Estado teve capacidade para se financiar a prazos mais longos e com taxas mais favoráveis que o esperado».

Vítor Gaspar referiu que até abril a execução orçamental correu «genericamente» como previsto, mantendo-se as previsões atuais «em linha com a meta do défice de três por cento em 2013».

Ao considerar que «o sistema financeiro português se encontra mais capitalizado e menos alavancado», o ministro referiu o anúncio, hoje, dos programas de aumento de capital do BPI, BCP e CGD, para garantir que a Estado «irá injetar 1,65 mil mlhões de euros na CGD até ao final deste mês».

Sobre privatizações, Vítor Gaspar afirmou que a venda da TAP e da ANA deverão ser concluídas ainda este ano, tendo a venda da CP Carga sido adiada para 2013.

O ministro sublinhou ainda que Portugal não pode «retardar nem abrandar o ritmo das mudanças» que estão a ser introduzidas.

Sobre o autor

Leave a Reply