Arquivo

Trio apanhado com ouro furtado em ourivesarias

Patrulha da GNR de Celorico da Beira recuperou vários objectos no valor de 5.000 euros

A GNR apanhou, na passada quinta-feira, em Celorico da Beira um trio suspeito de furtos em ourivesarias, tendo recuperado vários objectos em ouro no valor de 5.000 euros. Os dois homens e uma mulher, todos da mesma família e residentes no Porto, foram interceptados ao final da tarde, quando rondavam a Ourivesaria Fonseca, naquela vila.

Segundo fonte do comando territorial da GNR da Guarda, os suspeitos, entretanto constituídos arguidos, terão sido denunciados por uma ourives de Gouveia que tinham assaltado nessa tarde e que terá alertado telefonicamente o colega de Celorico «no momento em que os indivíduos, com comportamento suspeito, se preparavam para entrar na ourivesaria». Um funcionário chamou de imediato a GNR e uma patrulha acabou por abordar o trio, tendo encontrado na sua posse vários objectos em ouro, avaliados em cerca de 5.000 euros. «Supostamente, alguns dos artigos tinham sido furtados numa ourivesaria de Gouveia, nomeadamente um cordão em ouro avaliado em 850 euros», disse o major Cunha Rasteiro.

O oficial acrescentou que os suspeitos, com idades compreendidas entre 43 e 72 anos, já têm antecedentes criminais por roubo e falsificação e foram constituídos arguidos, tendo ainda ficado sujeitos ao termo de identidade e residência. Quanto ao modo de actuação em Gouveia, «o trio entrou na ourivesaria, pediu para ver cartões com peças em ouro e aproveitou uma distracção do dono para roubar os artigos e sair da loja. Só depois o proprietário deu pela falta do material, tendo alertado as autoridades», referiu. Entretanto, a GNR está a averiguar a origem dos artigos apreendidos. Também na passada quinta-feira, um homem suspeito de furto de veículos foi detido no Sabugal por um guarda do posto local que estava de folga. O jovem de 20 anos, já com condenações pela prática de furtos, circulava num veículo que tinha sido roubado dias antes na Guarda.

Sobre o autor

Leave a Reply