Arquivo

Três suspeitos de tentativa de burla a idoso detidos em Seia

Vítima foi iludida com promessa de herança e ia entregar dinheiro que tinha em casa quando o trio foi interceptado pela GNR

A GNR deteve na semana passada três homens, com idades entre os 47 e 69 anos, suspeitos dos crimes de burla e usurpação de funções, de que foi alvo um idoso do concelho de Seia.

Segundo o major Cunha Rasteiro, relações públicas do comando territorial da Guarda, o caso ocorreu na quarta-feira na cidade serrana, onde os três suspeitos abordaram a vítima, um homem de 73 anos. «Transportaram-no de carro para a localidade de Teixeira, onde residia, com o objectivo de lhes entregar uma determinada quantia em dinheiro para poder ser contemplado com parte de uma alegada herança», adiantou. O oficial acrescentou que um dos alegados burlões apresentou-se ao homem como sendo «filho de um empresário que tinha morrido e tinha uma herança elevada e que era sua intenção que fosse distribuída pelos mais necessitados». No entanto, «para fazer a vontade do pai» era necessário que a vítima «contribuísse com algum valor para que pudesse aceder à herança».

«Para dar credibilidade à história, um segundo indivíduo, que se fazia passar por funcionário das Finanças, também se mostrou interessado e queria entrar no esquema para ter direito à fortuna», adiantou Cunha Rasteiro. O terceiro elemento apresentou-se à vítima como sendo «funcionário de um banco, que ficava com a responsabilidade de guardar o dinheiro e de o acompanhar a uma instituição bancária para levantar dinheiro, caso fosse necessário», referiu. Neste caso, a vítima disse que não tinha dinheiro no banco, mas possuia 620 euros e «mais algum em casa», relatou o major, indicando que os três suspeitos foram interceptados por uma patrulha da GNR de Loriga quando transportavam o idoso à sua residência. Além da detenção dos suspeitos, dois deles irmãos, naturais da zona de Benedita e já com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crimes, a GNR apreendeu 2.900 euros alegadamente «provenientes de outras burlas». Os detidos foram presentes ao tribunal de Seia para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.

Sobre o autor

Leave a Reply