Arquivo

Três mil hectares de terrenos abrangidos no concelho de Belmonte

Novo bloco do regadio da Cova da Beira em Maio

O bloco de Belmonte e Caria do Regadio da Cova da Beira vai começar a funcionar em período experimental no início de Maio, anunciou o presidente da Associação de Regantes, António Gomes.

O novo bloco de rega abrange 3.000 hectares de terrenos e deverá levar também à estreia do túnel de ligação entre as barragens do Sabugal e Meimoa. «Hoje temos entre 16 a 17 milhões de metros cúbicos de água para rega na Barragem da Meimoa», disse aquele responsável, adiantando que, com a entrada em funcionamento do bloco de Caria e Belmonte, prevê-se que «em fins de Junho deva ser necessário trazer água do Sabugal pela primeira vez».

Deverá ser feito um transvaze de 18 milhões de metros cúbicos para o resto do Verão, de entre os 30 que estão disponíveis na Barragem do Sabugal. A ligação entre as duas barragens quase elimina por completo o risco de seca para os utilizadores do Regadio da Cova da Beira. No entanto, António Gomes é cauteloso: «É uma obra nova que vai ser usada pela primeira vez, por isso, temos que ver como se comporta», disse.

Para já, o Bloco da Meimoa é o único do Regadio da Cova da Beira que está a funcionar. Foi aberto em 1990 e contou na última campanha com 646 utilizadores distribuídos por 1.700 hectares de terreno nos concelhos do Fundão, Penamacor e Sabugal. A utilização fundamental são culturas de milho, grão e silagem (alimentação de animais). As inscrições para o bloco de Belmonte e Caria (concelho de Belmonte) começam no próximo dia 20, deslocando-se a Associação de Regantes a cada uma das localidades para receber os interessados. «Se a rega chegar a 60 por cento da área, devemos ter naquele bloco 400 utilizadores», espera António Gomes. O Regadio da Cova da Beira ficará completo com a construção dos blocos da Covilhã e Fundão, cuja conclusão está prevista para 2009.

Sobre o autor

Leave a Reply