Arquivo

Três listas concorrem à AAUBI

Fernando Jesus e Ricardo Cunha disputam a presidência, enquanto à Assembleia Geral apresentam-se três listas

Três listas vão concorrer aos órgãos da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) nas eleições marcadas para o próximo dia 31, na sequência da demissão de Bruno Carneiro e de outros cinco elementos da direcção no final de Setembro. A polémica à volta da associação estudantil nas últimas semanas, originada pelas acusações de Bruno Carneiro de que alguns elementos estariam a aproveitar-se da AAUBI para interesses pessoais, parece ter motivado o aparecimento de várias listas ao acto eleitoral.

Com uma delas a concorrer apenas à mesa da Assembleia-Geral de Alunos, o “braço de ferro” deverá disputar-se para a presidência da associação entre Fernando Jesus e Ricardo Cunha, dois antigos colegas de direcção. Com ideias e formas de trabalho diferentes, ambos partilham da mesma vontade: recuperar o bom-nome e imagem da AAUBI para lhe restituir a credibilidade. Fernando Jesus, que preside actualmente à comissão de gestão e ocupava o cargo de vice-presidente na liderança de Bruno Carneiro, lidera a lista T, de «transparência», aponta, sem esconder que se trata de uma espécie de elenco de continuidade. Para além do candidato, integram a lista mais dois elementos da anterior direcção que não se demitiram dos cargos. Por isso, e depois das acusações que exaltaram os ânimos na academia, Fernando Jesus promete «transparência interna e externa» junto dos estudantes e de toda a comunidade, de forma a «recuperar a credibilidade e a estabilidade» que foi perdida nos últimos meses, salienta o jovem de 26 anos, natural de Coimbra, e aluno de Engenharia Informática.

A pedagogia e o Processo de Bolonha serão a sua principal área de intervenção, defendendo, entre outras ideias, a criação de um Gabinete de Apoio à Transição para Bolonha (GATB) e a existência de um Provedor para a instituição, para atender alunos e funcionários. A reivindicação contra os preços das propinas e das taxas e emolumentos, bem como o saneamento financeiro, serão também algumas das suas preocupações. Para a AGA concorre João Santos (Filosofia) e Pedro Fonseca (Economia) para o Conselho Fiscal. Já Ricardo Cunha, que coordenou a secção cultural e que se demitiu com Bruno Carneiro, vai concorrer pela lista C para dar um «rumo diferente» à associação. «Coesão, coragem e credibilidade» é a imagem que o estudante de 24 anos (Engenharia Eletrocténica) pretende dar à AAUBI. Para além da pedagogia e de Bolonha, o jovem defende ainda a realização de várias actividades para dinamizar a academia, a aproximação aos núcleos e um maior investimento na secção desportiva. Na sua lista, concorrem ainda Filipe Alves (AGA) e António Crespo (Conselho Fiscal). Por sua vez, Carlos Ribeiro Garcia vai pela lista I apenas à AGA, por estar a terminar o curso de Psicologia. Com 26 anos, já foi dirigente da AAUBI e, nas eleições de 2004, a sua lista conquistou este órgão.

Sobre o autor

Leave a Reply