Arquivo

Três dias de música contemporânea no TMG

Os Grupos de Música Contemporânea da Guarda e Lisboa e o (Des)Concertante Trio actuam entre hoje e sábado

O Síntese – Grupo de Música Contemporânea, o (Des)Concertante Trio e o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa são os convidados da quarta edição do Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, que começa esta noite. O destaque do Síntese acontece mais logo no TMG com a estreia absoluta de “Fractal Points”, do compositor Eduardo Patriarca.

Trata-se de uma inovação ao nível da música contemporânea, que tende a marginalizar a obra concertante para solista e ensemble instrumental. Protagonizado pelo grupo guardense Síntese e pelo solista Fausto Neves (piano), o recital será complementado por outras obras, nomeadamente o emblemático ciclo de canções “Folk Songs”, de Luciano Berio. O segundo concerto deste ciclo acontece amanhã à noite pelo (Des)Concertante Trio, que interpretará obras de Carlos Marques, Carlos Marecos, Sérgio Azevedo, Paulo Jorge Ferreira e Andrea Talmelli. Esta formação surgiu em 2004 com alunos da disciplina de Música de Câmara, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART), sob a orientação do professor Paulo Jorge Ferreira. Desde a sua criação, o trio (Sérgio Neves, clarinete; Ana Luísa Marques, violoncelo; e Carisa Mrcelino, acordeão) já foi laureado em diversos concursos de música de câmara no país e no estrangeiro.

O Síntese termina no sábado com o emblemático Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, fundado na Primavera de 1970 por Jorge Peixinho com a colaboração de Clotilde Rosa, Carlos Franco e António Oliveira e Silva. Foi o primeiro projecto português nesta área e é actualmente um dos grupos mais antigos de música contemporânea na Europa. Na Guarda, a formação actua sob a direcção de João Paulo Santos com um programa que inclui “Coração habitado”, de Jorge Peixinho (para mezzo soprano, flauta, violoncelo e piano); “Crossfade”, de Carlos Caires (para flauta, clarinete, violino, violoncelo, viola d’arco e piano – Ana Telles será a pianista convidada); e “Concerto para harpa e conjunto instrumental”, de Jorge Peixinho, que que terá como músicos convidados Luís Cascão (percussão), Ângelo Caleira (trompa) e o solista e dedicatário da obra Mário Falcão. Estão ainda previstos mais três composições de Jorge Peixinho: “Welcom”, “Infolio/ para Constança” (para piano solo) e “Music box” (para piano e caixinhas de música).

A quarta edição do Ciclo de Música Contemporânea da Guarda é co-organizada pelo TMG e o Síntese – Grupo de Música Contemporânea. Este ano, por 115 euros, a organização disponibiliza estadia de três noites num hotel da cidade, os bilhetes para todo o ciclo e uma visita audioguiada ao centro histórico da cidade.

As obras de Jorge Peixinho estão em destaque no concerto do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa

Três dias de música contemporânea no TMG

Sobre o autor

Leave a Reply