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Transportes públicos da Guarda melhorados em 2010

Autarquia e RBI estão a estudar novos circuitos e horários para a área urbana, com a empresa a prever ainda renovar a frota

A Câmara da Guarda e a Rodoviária da Beira Interior (RBI) estão a trabalhar num plano de melhoramentos para os transportes públicos da cidade, a implementar nos primeiros meses deste ano, e que passa pela reestruturação de circuitos e horários, pela afixação de informação nas paragens e a criação de uma nova imagem. Nos horizontes da empresa «está ainda a renovação da frota», mas numa fase posterior, adianta o administrador da RBI, António Oliveira, revelando que os oito autocarros que servem a cidade já têm 15 anos.

A autarquia e a concessionária das carreiras urbanas na Guarda iniciaram aquele estudo há cerca de três meses, seguindo-se agora, segundo Joaquim Valente, «uma reunião para acertar pormenores» que deverá acontecer ainda em Janeiro. Para além das alterações a realizar no âmbito do plano que está a desenvolver com a RBI, empresa do grupo Joalto, a autarquia está a proceder à substituição dos abrigos e pretende até reforçá-los, numa estratégia que visa, de acordo com o edil, «uma nova imagem para as paragens e também para os transportes públicos» da cidade. «Contamos que esteja tudo aprovado no que respeita a horários e circuitos ainda em Janeiro», refere, por sua vez, António Oliveira, anunciando que deverão surgir «mais ligações» de forma a adequar as carreiras urbanas às novas realidades da cidade. Depois de tudo acertado no que toca a esta primeira fase, segue-se «a aposta na melhoria das informações prestadas aos utentes nas próprias paragens, onde os circuitos serão assinalados com cores distintas», à semelhança do que acontece com os mapas das linhas de metro, adianta este responsável, ao explicar que «o que se pretende é informar de uma forma simples».

Entretanto, o administrador da RBI espera uma decisão da edilidade quanto à imagem e aos novos logótipos propostos, elaborados por uma equipa técnica da empresa, que está a liderar este processo, e que pensou «três ou quatro nomes que estão agora em cima da mesa para que a Câmara seleccione aquele que considera mais se adaptar à cidade». Relativamente à renovação da frota, a transportadora está neste momento a consultar o mercado com o intuito de adquirir autocarros, que pretende pôr em circulação ainda durante o primeiro semestre deste ano. A compra de viaturas novas está fora de questão, em alternativa a RBI procura «autocarros com metade dos anos dos actuais», precisa António Oliveira. Este responsável explica que a aquisição de novos veículos «representaria um investimento muito grande» que a firma não pode suportar, até porque o negócio da RBI na Guarda assenta «exclusivamente» na venda de títulos de transporte, não recebendo qualquer compensação financeira por parte da autarquia.

«As urbanas do interior não são rentáveis», refere António Oliveira, acrescentando que «o que acaba por valer são as interurbanas». Sem adiantar quanto será investido, o administrador da empresa transportadora fala apenas em «dezenas largas de milhares de euros». A RBI pretende adquirir viaturas menos poluentes que as actuais e está a estudar a possibilidade de introduzir mais mini-autocarros no circuito guardense, que têm consumos mais baixos e garantem uma circulação mais facilitada em ruas estreitas. Actualmente, as carreiras urbanas contam com dois mini-autocarros.

Os autocarros que servem a cidade têm já 15 anos

Comentários dos nossos leitores
J. Ferreira eu1965@iol.pt
Comentário:
Ainda há muitas almas caridosas no interior…!! Tudo em prol do zé, o povinho!!
 

Transportes públicos da Guarda melhorados em
        2010

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