Arquivo

Trancoso investe dois milhões no campo da feira

Projecto de requalificação urbanística vai ser feita através de uma parceria público-privada

Cerca de dois milhões vão ser investidos na requalificação do Campo da Feira, em Trancoso, no âmbito da parceria público-privada PACETEG, de capitais maioritariamente privados, constituída pelo grupo MRG (Manuel Rodrigues Gouveia) e pela Trancoso Eventos – Entidade Empresarial Municipal.

O presidente da Câmara explica que o empreendimento, cuja conclusão está prevista para Julho deste ano, é «uma autentica “revolução” do espaço em causa, que vai beneficiar de requalificação urbanística, graças a uma alameda, à plantação de árvores e instalação de moderno mobiliário urbano em consonância com a nobreza do local». Para Júlio Sarmento, a cidade ficará dotada de uma entrada «com dignidade e grandeza, num projecto ambicionado por todos, quer os trancosenses quer aqueles que usufruem deste espaço, como o público que aflui semanalmente às sextas-feiras à feira semanal e os feirantes». De resto, na sua opinião, o projecto vai tornar «mais atractivo, funcional, moderno e com melhores condições», o recinto que acolhe anualmente, em Agosto, a multi-centenária Feira de São Bartolomeu.

O autarca salienta também a criação de uma nova área de estacionamento que vai implicar o reordenamento do trânsito no centro histórico, “permitindo usufruir dessa zona de forma mais próxima». O projecto de requalificação vai tornar o Campo da Feira numa «área multiuosos, airosa e agradável associada ao Parque Municipal, Centro Histórico, nova zona de equipamentos (Pavilhão Multiusos, Cinema Jacinto Ramos e Centro Cultural) e mercado Municipal, que vai também ser requalificado e modernizado». A PECETEG projecta ainda a construção do Centro de Interpretação Judaico Isaac Cardoso, na antiga Judiaria de Trancoso, dedicado a uma das figuras mais proeminentes da comunidade judaica portuguesa, natural desta cidade. O projecto é do arquitecto Gonçalo Byrne e contempla uma sala de exposições, uma pequena sinagoga para visitantes judeus – baptizada com o nome de Poço das Águas Vivas, espaço museológico dedicado ao passado da presença judaica em Trancoso.

Sobre o autor

Leave a Reply