Arquivo

Trancoso celebrou feriado municipal e Batalha de São Marcos

Tradição cumpriu-se no passado domingo com a distribuição de “pão e laranjas”

Trancoso cumpriu a tradição no último domingo e assinalou o seu feriado municipal e o 626º aniversário da Batalha de São Marcos, ocorrida no planalto do mesmo nome nas imediações da cidade a 29 de maio de 1385.

As cerimónias oficiais em que discursaram o presidente do município, Júlio Sarmento (PSD), e o vereador da oposição, Amílcar Salvador (PS), foram este ano complementadas com uma caminhada de luta contra o cancro entre a cidade e o local das celebrações que reuniu centenas de pessoas. Também cumprindo a tradição e a vitória dos portugueses sobre os castelhanos, a capela de São Marcos abriu-se ao público e foram distribuídos “pão e laranjas”, sobretudo aos mais novos, num ato evocativo da derrota infligida aos invasores. No seu discurso, o presidente da Câmara de Trancoso realçou que nas comemorações «temos tido sempre a preocupação de discursarmos – a oposição e o poder» com a «preocupação de demonstrarmos que Trancoso é de todos nós e que a história e o legado nos pertence a todos». No mesmo sentido, disse que «independentemente da perspetiva que cada um tem e da sua sensibilidade político-social», a celebração «deve ser vivida em conjunto, discutindo as metas, escolhendo os caminhos, partilhando os atalhos, aceitando riscos de ser capaz de fazer desta caminhada um percursos solidário».

Por seu turno, Amílcar Salvador evocou a história da monarquia para salientar a «coragem, valentia e determinação» dos nossos antepassados. «Que esse exemplo sirva para nós de lição, nos dê força, coragem e determinação para continuarmos a lutar pela construção de um mundo melhor, em que é necessário corrigir muito do que está mal, em que precisamos de alterar muito daquilo que é a sociedade de hoje», sublinhou. O vereador socialista defendeu ainda que «hoje, a fome, a miséria, a exclusão social e o desemprego são certamente os grandes obstáculos à paz mundial». Uma tendência que pode ser contrariada «se todos fizermos, lutarmos, dermos as mãos e nos unirmos, certamente conseguimos construir uma sociedade melhor, mais justa, mais solidária e mais desenvolvida».

Trancoso celebrou feriado municipal e
        Batalha de São Marcos

Sobre o autor

Leave a Reply