Arquivo

Todos os professores convocados para exames nacionais de segunda-feira

Tinham sido destacados 10 mil docentes para vigiar exames, mas estão mobilizados 105 mil potenciais substitutos com esta decisão de Nuno Crato.

O Ministério da Educação convocou, ontem, todos os professores para estarem segunda-feira nas escolas secundárias, logo pelas 8h15, para o serviço de exames, incluindo vigilâncias à prova de Português.

A orientação, emitida pelo Júri Nacional de Exames, pretende assegurar que a prova nacional de Português do 12º ano se realize, apesar de estar marcada para esse dia uma greve geral dos professores. Segundo o “Expresso”, foi esta a estratégia encontrada pela tutela para contornar a impossibilidade de decretar serviços mínimos para o primeiro dia de exames do secundário, decidida esta semana por uma comissão arbitral.

Assim, só se muitos docentes aderirem à greve é que a paralisação impedirá a realização dos exames de Português e de Latim, marcados para dia 17. «Espero que não esteja lá ninguém», reagiu à medida o secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE). Em declarações ao “Expresso”, João Dias da Silva diz que é «legítima» esta decisão do Ministério da Educação para tentar contornar a deliberação do colégio arbitral que “chumbou” os serviços mínimos da greve geral de dia 17.

«Estando em greve, os professores não têm que obedecer à convocatória. Sabemos que a realização da greve tem consequências negativas. Preferíamos que o Ministério tivesse retirado as propostas», acrescentou o dirigente.

Sobre o autor

Leave a Reply