Arquivo

TMG reabre em Setembro com o Festival de Teatro

Peça do Teatro da Cornucópia, pintura de Malangatana e duas óperas em destaque até ao final do ano

As salas de espectáculo do TMG encerram no final deste mês, para a habitual paragem em Agosto, e reabrem em Setembro com o Festival de Teatro da Guarda, onde se destacam uma peça do Teatro da Cornucópia e uma ópera encenada por Luís Miguel Cintra. Uma exposição do moçambicano Malangatana, um concerto da chinesa Meng Wang, em estreia nacional, ou a música de Júlio Pereira, no seu regresso ao bandolim, são algumas das principais propostas da programação para os últimos quatro meses do ano.

O Festival de Teatro da Guarda, o “Acto Seguinte”, arranca a 4 de Setembro, e inclui a participação de companhias oriundas de Espanha. O grupo Rayuela Producciones Teatrales apresenta “Viaje al Centro de la Terra” (7 de Outubro), o Zanguango Teatro traz “Tocata y Fuga (En Fu Renol)” (5 de Setembro) e há ainda para ver “Na(s)cer Cansado”, numa co-produção do TMG e Junta de Castilla y León (17, 18 e 19 de Setembro). São três peças em estreia absoluta. No total, o evento inclui oito espectáculos. Quanto ao Teatro da Cornucópia, a peça a ser exibida é “Menina Else” (3 de Outubro) e, em relação à ópera de câmara encenada por Luís Miguel Cintra, trata-se de “Jerusalém”, com música de Vasco Mendonça e libreto do escritor Gonçalo M. Tavares (11 de Setembro).

Segue-se o Festival Y, uma co-produção da Quarta Parede e TMG, a partir de 16 de Outubro, com especial destaque para Miso Ensemble e “Itinerário do Sal”, uma ópera electro-acústica. «É um espectáculo apenas com passagem em Lisboa e no Porto», referiu Américo Rodrigues, na apresentação do programa para os últimos quatro meses de 2009. Já no final daquele mês, as atenções voltam-se para o Ciclo de Música Contemporânea da Guarda.

Para além dos concertos de Meng Wang (26 de Setembro) e Júlio Pereira (7 de Novembro), aguardam-se, na música, as actuações de José Salgueiro e José Peixoto , em “Aduf” (10 de Outubro), Rodrigo Leão & Cinema Ensemble , com o álbum “A Mãe” (14 de Novembro) e da fadista Ana Moura (12 de Dezembro). A programação para o período compreendido entre Setembro e Dezembro contabiliza 75 actividades, sendo a área da música a de maior representatividade (22), logo seguida do teatro (18). Do programa, o director do TMG destacou ainda o espectáculo “Os Mestres da Capela da Sé da Guarda” (27 de Novembro), no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, e a actuação da “Orquestra de Não-Músicos!” (1 de Outubro). Esta formação será constituída por todos os interessados em frequentar oficinas preparatórias, desde que não tenham formação académica na área, que vão resultar num concerto que assinalará as comemorações do Dia Internacional da Música.

Malangatana expõe entre 12 de Setembro e 1 de Novembro

TMG reabre em Setembro com o Festival de
        Teatro

Sobre o autor

Leave a Reply