Arquivo

TMG comemora aniversário da cidade com “Guarda: sopro vital”

O ar da Guarda é o ponto de partida deste espetáculo comunitário que está em cena amanhã e no fim-de-semana

O ar da Guarda é o protagonista do espetáculo com que o TMG vai comemorar os 813 anos da cidade no fim-de-semana. Tal como em anos anteriores, trata-se de um espetáculo comunitário que envolve atores e coletividades do concelho.

“Guarda: sopro vital” estreia amanhã à noite e inspira-se no facto da cidade ter sido distinguida pela Federação Europeia de Bioclimatismo como “Cidade Bioclimática Ibérica”. «O ar puro é, desde há muito, uma “marca” associada à Guarda. Mais evidente desde o tempo em que aqui se construiu um sanatório», recorda Américo Rodrigues, um dos autores do guião e textos com João Neca e José Rui Martins, no programa de sala. A partir desta ideia-forte serão contadas histórias de pessoas, de vidas, de sucessos e falhanços, de sonhos, de doenças e de mortes. Em palco, personagens reais e outras inventadas arquitetam ideias para a cidade num tom surrealista e bem-humorado. O espetáculo é produzido em parceria pela Câmara, TMG e Trigo Limpo – Teatro ACERT. A encenação é de José Rui Martins, enquanto César Prata criou a música original e assume a direção musical.

A cenografia é de José Tavares e o vídeo de Mecca (RM21). O elenco é constituído por João Pereira, Carlos Lopes, Pedro Sousa, Alcides Fernandes, António Rebelo, Américo Rodrigues, Filipa Teixeira, Albino Bárbara, Daniel Rocha, Agostinho da Silva, Ana Luisa Neves e Carla Morgado. Elisabete Fernandes, Vanda Rodrigues, Rui Pedro Dias, Luís Teixeira, Ronaldo Fonseca, Sá Rodrigues, Sérgio Currais, José Rui Martins, Honorato Esteves e António Godinho são outros protagonistas. “Guarda: sopro vital” é ainda interpretado por Carlos Morgado, Anabela Chagas, Helena Rodrigues, José Monteiro e João Teixeira. Já as colectividades participantes são Aquilo Teatro, Ronda do Jarmelo, Associação Cultural Social e Recreativa da Sequeira, Grupo de Cantares da Arrifana, Gambozinos e Peobardos, Conservatório de Música de São José, Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda, Grupo Coral Pedras Vivas, Camponeses de Aldeia do Bispo, Grupo de Cantares “A Mensagem”, Clube de Montanhismo da Guarda e “Ontem, Hoje e Amanhã”, de Maçainhas. A sessão de domingo está marcada para as 16 horas.

Sobre o autor

Leave a Reply