Arquivo

TEXTO VENCEDOR

CONCURSO DE FILOSOFIA

…” Porque a filosofia precisa tanto da morte como as religiões, se filosofamos, é porque sabemos que morreremos, filosofar é aprender a morrer…”

José Saramago

O Homem é como um fantasma, que vive pela sepultura, vive por viver, baseia-se na força superior que nos guia e que nos ajuda a chegar à morte. O Homem é um ser deprimente, que nada carrega na alma, acredita no chão que pisa e na árvore que paira lá fora. Mas será que existe mesmo um chão? Um caminho? Ou alguém o cortou?

O Homem pensa, questiona-se para obter respostas. Deus Existe? O que faço aqui? Como é que tudo surgiu? E a isto deu o nome de Filosofia… uma ciência problemática… aliás, o problema da filosofia é ela mesma, não se sabe definir nem explicar! É algo que vem de dentro, que está connosco e morrerá connosco. Através dela, o Homem tenta obter respostas e descobrir a verdade. Nesta vida pouco sentida e mal amada, o Homem tenta defender os seus princípios, reflectindo, formulando opiniões e debatendo-as.

Surgem os partidos corruptos, que enganam com as suas filosofias e cegam os olhos das gentes. Mas filosofar é muito mais do que isso… é voar sobre o nosso corpo humano, é elevar a alma aos céus, é tirar os preconceitos, é sermos livres para pensar! Filosofar é viver, é tomarmos consciência dos nossos próprios actos, para nos tornarmos pessoas, mas pessoas de bom carácter! É pôr de lado a xenofobia e o racismo. Sim, porque estes sentimentos frívolos são causados pelos actos bárbaros dos Homens… Homens sem carácter, que ainda não aprenderam a filosofar, ainda não aprenderam a meditar e a encontrar um objectivo de vida, não sabem viver a vida em sociedade, reflectindo os seus actos, sem ferir os sentimentos dos outros.

O racismo fez quebrar o meu silêncio nesta madrugado de cristal! Reflectir ajuda a viver alegremente, ajuda a construir um futuro melhor e a vencer, ajuda-nos a ser racionais, a agir como um ser civilizado que sou, sem nunca partir para a violência. E quanto mais tenho vontade de agir, mais tempo passo a reflectir… para posteriormente tomar a minha posição. Este é um mundo tecnológico, onde o Homem só valoriza os bens materiais… Enquanto há tantas mortes em África… Por isso já reflecti… e daí obtive a experiência, mas esta só se adquire ao longo da vida, até que a morte nos procure. Sim… com este mundo de ciências e novas tecnologias questiono-me e tenho as minhas dúvidas! Onde é que este mundo irá parar? Rodeado de tantas tecnologias, valorizando-as mais do que a própria natureza, esquecem-se dos seres de carne e osso. Sozinhos nada somos! Mas a filosofia é isso mesmo, é ter dúvidas, é ter a experiência de situações difíceis de esquecer e ultrapassar, e para isso a importância do comunicar, não através da tecnologia, mas sim com aqueles que amamos! Todos nós temos o dom de amar, amamos porque precisamos desse sentimento, mas o sofrimento que este nos causa faz parte da vida, faz parte da filosofia.

Apaixonados, filosofamos sobre quem amamos, reflectimos e sonhamos. Todo o Homem filosofa e quem não o faz caminhará sempre no senso comum, de olhos fechados para a vida.

Todos nós temos sentimentos e estimamos objectos, e ao expressá-los, atribuímos-lhes valores, que actualmente estão perdidos num mundo de pistas falsas. Todo aquele que conhecer os verdadeiros valores, saberá sempre achar a melhor decisão. Quando digo que os valores estão perdidos, refiro-me a que cada Homem só pensa em si e não nos outros e isto não ajuda em nada o desenvolvimento da sociedade. Só conhecemos realmente um Homem quando conhecemos os seus valores. Os valores resultam da cultura do Homem e a cultura é o que há de mais ínfimo no ser humano. Os valores ajudam a cultura e esta ajuda o Homem a aperfeiçoar-se na sociedade. Se filosofar é ter em conta os valores e os princípios da nossa cultura, nunca iremos conseguir abrir os olhos e entrar num caminho que nos leve à vida depois da morte.

TATIANA CRUZ, 10º E, nº 19

Sobre o autor

Leave a Reply