Arquivo

“Tenda das Tropelias” faz dez anos

Aniversário de projecto do GAF assinalado em Gouveia com seminário dedicado à importância dos espaços lúdico-pedagógicos na formação das crianças

O “Grupo Aprender em Festa” (GAF), em colaboração com a Câmara de Gouveia, promove hoje e amanhã um seminário comemorativo dos dez anos de existência da Ludoteca Itinerante “Tenda das Tropelias”. Este encontro pretende dar a conhecer as actividades desenvolvidas com escolas do 1º Ciclo, Jardins de Infância e ainda com crianças isoladas que não têm acesso ao Jardim de Infância. O seminário designado “Quilómetros de Tropelias – Crescer a Brincar”, vai ser composto por duas partes distintas.

O primeiro dia será preenchido com painéis de debate em que serão expostos temas relacionados com crianças e a sua integração na sociedade, o segundo dia será dedicado a actividades dirigidas quase em exclusivo para os mais novos. Assim, hoje será abordado o tema “A Brincar e a Crescer”, uma conferência que vai contar com as intervenções de Leonor Santos, do Instituto de Apoio à Criança, com o tema “Uma Aventura no Mundo Lúdico”; Rosa Madeira, representante da Universidade de Aveiro, “A Importância do Lúdico no Contexto Educativo”; Mirna Montenegro, do Instituto das Comunidades Educativas, “As Manhãs Mágicas de Mercado”, resultado do trabalho efectuado junto de comunidades ciganas; por fim, o GAF vai dissertar sobre a “Tenda das Tropelias – Dez anos de experiência”. O segundo painel intitulado “No Rasto Lúdico” conta com a intervenção de Joaquina Cadete, directora do Plano para Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI), que falará sobre o “Trabalho Infantil e Abandono Escolar”, em que apresentará ainda duas experiências realizadas no âmbito do projecto “Sonhos e Risos”, da responsabilidade do GAF. O primeiro dia do evento culminará com a apresentação do Plano Individual de Educação e Formação (PIEF) de Leiria. Já a sexta-feira será dedicada quase em exclusivo às crianças, com a apresentação de uma exposição acerca de outras ludotecas itinerantes do país como forma de dar a conhecer o modo de trabalho e o funcionamento de uma iniciativa do género. Serão ainda criados “ateliers” interactivos que proporcionarão um espaço lúdico-pedagógico às crianças que ali se desloquem.

Sobre o autor

Leave a Reply