Arquivo

«Temos conseguido arranjar alguma resistência e contrariar as tendências da economia nacional»

Entrevista realizada ao empresário Veríssimo Lapa Sena, sócio gerente da empresa – Panifex – Panificadora de Aguiar da Beira, Lda.

P – Como surgiu a Panifex?

R – Estava emigrado em França, há cerca de catorze meses, quando me casei com a minha esposa. Na altura, fui obrigado a regressar visto que os meus sogros não aceitaram bem o facto de a filha ir para outro país.

Em 1972, ano do meu casamento, fui então “obrigado” a ficar por cá, tendo tarbalhado até 1977 na antiga padaria dos meus sogros, mas já por minha conta.

Em 1977 dei início à atividade da Panifex, com mais dois sócios. Em 1987, adquiri as quotas aos meus ex-sócios tendo ficado com a totalidade do capital da Panifex.

Portanto, este negócio, quase que se pode dizer, que foi herdado de família.

P – Atualmente a Panifex desenvolve várias atividades empresariais, conte-nos como foram surgindo estas atividades?

R – A Panifex iniciou-se exclusivamente com o fabrico e distribuição de pão até 1979, neste mesmo ano acrescentámos o fabrico de pastelaria. Nessa altura, ainda Trancoso e Satão não tinham pastelarias, passei então a fornecer esses mercados próximos, alargando assim a minha área de distribuição.

Esta aposta no ramo da pastelaria correu muito melhor do que as minhas expectativas, daí ter ficado com mais coragem para dar os primeiros passos com o Restaurante “O Padeiro”, que teve o seu início em 1990 tendo sido mais uma aposta ganha.

Na altura do início do restaurante, assim como de todos os eventos realizados, surgiu a necessidade de criar “O Retiro do Padeiro” e melhorar todas as condições disponibilizadas a todos os nossos clientes, efetuando desta forma melhorias no espaço destinado à produção destes mesmos eventos, mais precisamente a construção de um lago, piscina, jardim e parque com todo o tipo de plantas e vários tipos de Aves, como Cisnes, Patos e Pavões. Nesta área de 2,5ha, construímos uma tenda com capacidade para 300 pessoas e salões com capacidade para 500 pessoas.

Em 2012 nasceu um espaço de alojamento local com 11 quartos com capacidade para 22 pessoas.

Para finalizar esta questão, é importante informar que a nossa padaria tem o seu HACCP certificado.

P – Como tem vindo a decorrer a V/ atividade?

R – A nossa atividade já teve melhores dias, no entanto ainda continuamos a assegurar os 19 postos de trabalho, que significam ainda alguma atividade empresarial considerável.

Não temos baixado os braços e graças à nossa capacidade empreendedora, temos conseguido arranjar alguma resistência e contrariar as tendências da economia nacional, e isto também é resultado da procura de mercados externos, mais precisamente o mercado francês, que nos consome algumas toneladas de Bolo-rei, Pão-de-ló, Pão de Azeite, Biscoitos de Leite e até mesmo algum Pão conseguimos exportar.

Todo este trabalho é conseguido graças à ajuda que tenho das minhas duas filhas e também da minha esposa.

P – Quais os produtos com maior aceitação pelos vossos clientes?

R – Nesta altura do Natal o nosso produto preferido é sem sombra de dúvida o Bolo-rei, e neste caso damos a escolher aos nossos clientes o Bolo-rei folhado, escangalhado e de chocolate, mas o que mais se destaca é mesmo o Bolo-rei escangalhado.

Também notamos alguma preferência pelas filhoses, sonhos e rabanadas, que também saem muito bem.

Durante o restante ano o produto de eleição são os Pastéis de Nata, seguidos das cavacas.

Em alturas do ano como a Pascoa a Bola de Carne e o Bolo de Azeite são produtos com muita saída, mas os biscoitos cozidos e assados são sem sombra de dúvida os preferidos, sendo a Panifex a única pastelaria a confecionar.

Relativamente à restauração e eventos os pratos com mais sucesso são: O Bacalhau à Padeiro, o Cabrito Assado no forno a lenha e o Arroz de Pato.

P – Quais os projetos para o futuro?

R – Pensamos exclusivamente em manter todas as nossas atividades a funcionar com normalidade, é também uma preocupação nossa conseguir manter os atuais 19 postos de trabalho que a Panifex assegura e que são muito importantes para o nosso concelho.

Estamos convictos que vamos conseguir ultrapassar este período menos bom, mantendo aqui em Aguiar da Beira a nossa única área de produção.

«Temos conseguido arranjar alguma
        resistência e contrariar as tendências da economia nacional»

Sobre o autor

Leave a Reply