Arquivo

Telemedicina de urgência na Guarda e Covilhã

Hospitais da região vão passar a ter urgências de Cardiologia Pediátrica e Fetal em Telemedicina

Na passada segunda-feira, o Hospital Pediátrico de Coimbra e mais sete hospitais da região Centro assinaram um protocolo de colaboração inter-hospitalar. Através deste convénio o Hospital D. Pedro (Aveiro), Amato Lusitano (Castelo Branco), Centro Hospitalar da Cova da Beira (Covilhã), Sousa Martins (Guarda), Santo André (Leiria), S. Sebastião (Vila da Feira) e São Teotónio (Viseu) vão passar a ter urgências de Cardiologia Pediátrica e Fetal em Telemedicina.

Trata-se de um projecto de Telemedicina de Urgência, que deverá ser aplicado em continuidade com as experiências e processos já anteriormente iniciados, procurando utilizar meios e soluções técnicas já testados e em uso em teleconsultas programadas entre o Hospital Pediátrico e os hospitais distritais. A rede utilizada será a RIS, contando-se para o efeito com o apoio do IGIF.

Pretende-se, assim, melhorar a qualidade de prestação de cuidados de saúde de ambos os serviços de Pediatria, aumentando a capacidade de resposta no diagnóstico e estabelecimento de terapêuticas atempadas e adequadas às situações de urgência em cardiologia pediátrica e fetal.

Sobre o autor

Leave a Reply