Arquivo

Teatrubi e ASTA regressam ao palco

Teatro

O Teatrubi e ASTA estreiam na quarta-feira a sua nova produção, “A-Norma-Is”, no Teatro Municipal da Covilhã. O espetáculo repete nos dias 15 e 16, marcando a abertura do 22º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que decorre de 14 a 24 de março.

A peça está a ser preparada desde outubro de 2017 com os atores/alunos da Universidade da Beira Interior. O elenco é constituído por sete intérpretes oriundos de Portugal, Angola, São Tomé e Príncipe e Brasil (ABC Wachilala, Ageu Serrote, Daniela Matos, Edmilson Gomes, Helena Ribeiro, Nina Schneider e Sara Cruz). A criação e direção artística é de Rui Pires. “A-Norma-Is” foi criado através de improvisações, tendo por base a obra de Jean Paul Sartre “A náusea”, seguindo a linha estética e metodológica de alguns dos maiores criadores e pensadores do teatro pós-dramático, como Edward Gordon Craig, Antonin Artaud e Peter Brook. Para o processo criativo foi também importante a obra “Lembranças de uma Tesoura”, do artista plástico galego Moncho Barazeiro, e as influências de Bob Wilson e Jan Fabre.

O festival de teatro universitário mais antigo do país, que se realiza ininterruptamente há 22 anos na Covilhã, acontece este ano numa versão mais reduzida devido à falta de apoios. Pelo palco do Teatro Municipal vão passar criações de grupos universitários e duas companhias profissionais de Portugal, Espanha, Itália, México e Costa Rica. A participação costarriquenha conta no seu elenco com Leynar Gomez, ator que participou na série “Narcos”, da Netflix, onde interpretava o papel de Limón, um dos homens de Pablo Escobar. O ciclo é organizado pelo TeatrUBI – Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior e pela ASTA com um orçamento de 31.250 euros. A organização é apoiada pela UBI, IPDJ, Câmara da Covilhã e várias pequenas e microempresas da cidade.

Sobre o autor

Leave a Reply