Arquivo

Sugestões de Perguntas para Jornalistas

Uma das coisas mais irritantes desta campanha é a facilidade com que os jornalistas deixam escapar os políticos às perguntas mais desagradáveis, ou de mais importante resposta. Aqui vai uma breve resenha:

Jerónimo de Sousa: Acha que a solução para o trabalho precário é obrigar as empresas a converter em efectivos todos os contratados a prazo e a recibo verde do seu quadro de pessoal? Como acha que deve uma empresa resolver o problema de ter um ou mais trabalhadores improdutivos? Acha que as empresas portuguesas têm condições para aumentar salários? O que acha hoje, mais de um ano depois, da decisão da oposição em aprovar na Assembleia da República a nova lei das Finanças Regionais, a tal que aumentou a despesa do Estado com a região autónoma da Madeira em mais de €500.000.000,00?

Francisco Louçã: Antes de mais, diga-nos também a sua opinião quanto à aprovação pela oposição da Lei das Finanças Regionais, a tal que aumentou a despesa em benefício de Alberto João Jardim. Como pensa alimentar dez milhões de portugueses se Portugal tiver de sair da União Europeia e da zona euro quando se recusar a pagar a dívida? Como explica o facto de a maior parte das propostas do Bloco de Esquerda implicarem o aumento da despesa e da dívida quando o Estado não tem dinheiro para pagar sequer dívidas de curto prazo?

Paulo Portas: Acha mesmo que Portugal precisa de dois submarinos novos? E de quatro? Se houver uma coligação pós-eleitoral entre o PP e o PSD, que pasta vai exigir? A da defesa? Continua a achar que a aprovação pela oposição da Lei das Finanças Regionais, a tal que aumentou a despesa em benefício de Alberto João Jardim, foi uma boa ideia?

Passos Coelho: O que acha que o qualifica especialmente para ser primeiro-ministro de Portugal? Ou de qualquer outra república das bananas? Porque mentiu sobre a sua entrevista com José Sócrates antes da apresentação do PEC IV na assembleia da República? Porque mentiu no estrangeiro quanto às razões da sua recusa do PEC IV? Continua a achar que a aprovação pela oposição da Lei das Finanças Regionais, a tal que aumentou a despesa em benefício de Alberto João Jardim, foi uma boa ideia? O que acha do facto de a maior parte das propostas do PSD, enquanto oposição, implicarem o aumento da despesa pública?

José Sócrates: Porque mente tanto? Porque não resolveu por incumprimento das contrapartidas o contrato dos submarinos? Quais são as suas habilitações literárias, as suas especiais competências? Acha que Portugal está hoje melhor do que quando chegou a primeiro-ministro? Porque não deixou o BPN, um pequeno banco, declarar insolvência?

Cavaco Silva: Porque promulgou os orçamentos gerais do Estado dos últimos anos, os que levaram o país à ruína? Acha que o governo deveria ter deixado falir o BPN? Porque promulgou a lei das Finanças Regionais, a tal que permitiu a Alberto João Jardim aumentar ainda mais o já obsceno défice da Região Autónoma da Madeira? Tem comprado ações? E casas?

Por: António Ferreira

Sobre o autor

Leave a Reply