Arquivo

Sporting da Covilhã já regressou ao trabalho

Plantel do clube serrano é composto apenas por 19 jogadores

Os “leões da Serra” começaram a treinar esta semana para o campeonato da IIª Divisão B, depois do plantel composto apenas por 19 jogadores ter sido apresentado na semana passada aos sócios do clube.

Para disputar a época 2004/ 2005, os serranos vão contar com onze reforços para completar o núcleo duro constituído pelos emblemas do clube como o guarda-redes Luciano, os defesas Rui Morais, Piguita, Cordeiro e Real, os médios Trindade e Nuno Coelho e o avançado Tarantini. O guarda-redes Luís Miguel (ex-Alcains) regressa agora ao «clube do coração» depois de se ter afastado dos relvados do Santos Pinto durante alguns anos. Para reforçar a defesa, a comissão de gestão do Sporting clube da Covilhã contratou os jovens Óscar Menino (ex-ADE) e Banjai (ex-Louletano), enquanto que Canário (ex-Ovarense), Cunha (ex-Lusitânia), Zé Angola (ex-Rio Ave) e Ricardo Igreja (ex-Sabugal) reforçam o meio campo. Oliveira (ex- Naval 1º Maio), Cláudio (ex- Unhais da Serra), Luízinho (ex-Lusitânia) e Luís Pedro (ex-Teixosense) são os novos avançados do SCC.

«Estamos satisfeitos por ter apresentado este plantel aos sócios e à cidade», disse João Petrucci aos jornalistas após a apresentação da equipa que foi conseguida «com muito esforço». Apesar de ser constituído essencialmente por «jovens da cidade e da região» face às limitações financeiras do clube, o presidente da comissão de gestão não tem dúvidas que se trata de um plantel capaz de conseguir bons resultados. «É um plantel com ambição e o treinador também mostrou essa ambição», desabafou Petrucci, apesar de não esconder as «dificuldades orçamentais» com que se depara o clube. Sem deixar quaisquer garantias, o responsável pela comissão de gestão apenas promete «fazer o melhor» durante a época que se inicia a 29 de Agosto.

Uma promessa que o treinador Faña também deixou aos sócios presentes no Estádio Santos Pinto na semana passada. «Apesar dos fracos recursos, estou convencido que iremos fazer uma boa época e é com essa motivação que iremos trabalhar», assegurou o técnico, depois de ter referido que «qualquer equipa tem um orçamento superior» ao do SCC. «Mas se isso definisse as posições no campeonato, nem precisaríamos de iniciar porque saberíamos de antemão qual a nossa posição. Conto com o esforço dos jogadores e da direcção e nesta altura a nossa meta será o melhor lugar possível», acrescentou Faña, garantindo aos sócios que o clube irá «trabalhar» para que fique entre os primeiros. No entanto, e apesar de ter «um bom plantel», Faña avisa que o clube irá precisar «de um pouco de sorte para evitar as lesões e os castigos» para poder manter-se no campeonato e nos jogos para a Taça de Portugal «por muito mais tempo», ainda para mais quando apenas conta com 19 elementos. Para já, e apesar de nada ser ainda definitivo, Tarzan (Associação Desportiva do Fundão) e Rubens (ex-Belmonte) iniciaram segunda-feira os treinos da pré-época com o SCC, de forma a virem ainda a integrar no plantel pois, segundo Petrucci, será «muito difícil adquirir um ou dois jogadores fora da Covilhã porque o orçamento está mesmo no limite».

Já Faña mostra-se mais optimista em poder adquirir mais dois jogadores para a equipa fora dos clubes da região. «Há muitos jogadores que ainda não têm colocação e daqui a 15 dias os preços exigidos serão completamente diferentes. Vamos começar com estas bases e se houver possibilidade, reforçaremos a equipa num futuro próximo».

Depois de ter entregue a camisola número sete ao presidente da Câmara da Covilhã, o capitão Trindade conseguiu chegar a acordo com o SCC e renovar por mais uma época. Depois de 10 temporadas a vestir a camisola dos leões da serra, Trindade espera agora «acabar a carreira com dignidade», prometendo que irá «tentar dar o melhor» para conseguirem a manutenção e tentar subir de novo à Liga de Honra. Luís Miguel e Zé Angola, dois dos novos reforços, também prometem «trabalhar» para serem campeões. De resto, apenas fica o apelo de toda a equipa para que os sócios e empresários da região apoiem o «clube mais representativo da Beira Interior», rematou Petrucci. Entretanto, o jovem Ricardo Viola, formado nas escolas do clube, foi emprestado por uma época ao Idanhense.

Jogo de apresentação marcado para 14 de Agosto

Apesar de ainda não saber o adversário, o SCC já marcou o jogo de apresentação do clube para 14 de Agosto. Até lá, os “leões da serra” preparam-se para o campeonato com três treinos por dia e com os jogos de preparação com o Idanhense a 2 de Agosto, com o Sátão (4 e 22 de Agosto), Penalva (7 e a 18 de Agosto), Idanhense (10) e Oliveira do Hospital (12). Para treinar a equipa, Faña tem à sua disposição os relvados do Santos Pinto e do Complexo Desportivo, local onde a comissão de gestão já se comprometeu a realizar «no mínimo, oito jogos» esta época. «Queremos ver como é que os sócios vão reagir, e como é que é em termos de segurança e quais os custos para o clube», explicou Petrucci. «Vamos fazer uma experiência e espero que dê bons resultados para que no próximo ano o campeonato seja todo disputado no complexo», acrescentou, adiantando que irá pedir à Federação para antecipar os jogos de Verão para se realizarem no Complexo Desportivo nas noites de sábado. Para já, fica a certeza de que o primeiro jogo com o Fátima irá ser disputado no Complexo Desportivo.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply