Arquivo

Sporting da Covilhã continua a vencer

Vitória por 3-0 no primeiro jogo da época frente a um adversário da mesma divisão

No seu primeiro teste da pré-época frente a um adversário do mesmo escalão, o Sporting da Covilhã respondeu bem e bateu o Penalva do Castelo, que ascendeu este ano à IIª Divisão B, por três golos sem resposta. Contudo, nesta fase os resultados não são o mais importante e, para já, nota-se uma ruptura com o modelo de jogo implantado por João Cavaleiro nas últimas três temporadas. Com um futebol directo e muitos lançamentos longos, o trabalho do novo técnico dos serranos, Fernando Pires, já é visível nas constantes trocas de bola entre os jogadores.

No jogo do último sábado, Luís Pedro (ex-Teixosense), ainda à experiência, arrancou uma boa exibição mostrando-se sempre muito activo na frente de ataque e marcando o seu quarto golo nos três jogos já realizados. Em relação aos reforços, Canário, o “motor” da equipa no primeiro tempo; Banjai, sempre muito voluntário e atento na defesa; Cunha, a transmitir experiência no meio-campo; o guarda–redes Luís Miguel, que na segunda parte evitou por duas vezes o golo dos visitantes no espaço de um minuto; e Oliveira, que mostrou bons pormenores técnicos; estiveram em maior destaque. Quanto aos elementos que transitam da última época, Piguita, Trindade e Rui Morais mostraram a regularidade habitual, enquanto Cordeiro revelou poder ser uma boa alternativa para o lugar de médio-esquerdo. De resto, e na expectativa de um campeonato bastante competitivo e disputado, capaz de provocar inúmeras lesões e castigos, o treinador do Covilhã está a aproveitar estes jogos de preparação para colocar alguns jogadores fora dos seus lugares habituais para saber com o que pode contar no decorrer da prova.

Frente ao Penalva, uma equipa que se limitou praticamente a defender no primeiro tempo, os “Leões da Serra” souberam tirar partido dos lances de bola parada para ganharem vantagem no marcador. Aos 17’, Piguita correspondeu bem a um livre para a área e, de cabeça, inaugurou o activo. Vinte minutos depois foi Cordeiro quem bateu de forma exemplar um livre directo e dilatou a vantagem para dois zero. O terceiro golo surgiu cinco aos 42’ a finalizar a melhor jogada do encontro. No flanco direito, Cláudio colocou o esférico em Canário, que centrou de imediato para a área onde surgiu Luís Pedro a cabecear para o fundo das redes. Na etapa complementar, os dois técnicos aproveitaram para fazer muitas substituições, com o Penalva a subir de produção tornando o jogo mais equilibrado. Ainda assim, o Covilhã desperdiçou boas oportunidades para ampliar a vantagem, mas Cordeiro e Rui Morais atiraram ao lado. Aos 76’ foi a vez de Luís Miguel brilhar na baliza covilhanense, negando por duas vezes o golo aos avançados do Penalva. No final, Fernando Pires fez um balanço positivo não só pelas três vitórias alcançadas nos jogos disputados, mas «sobretudo pelo assimilar do trabalho» que tem vindo a ser feito na pré-temporada. «Embora seja sempre bom ganhar, também é positivo haver a preocupação de concretizar nos jogos aquilo que se faz durante os treinos», salientou. Para o futuro, o treinador algarvio espera que o trabalho que tem vindo a ser feito «dê frutos e que a equipa continue a evoluir no sentido de entrar o melhor possível no campeonato». Fanã admitiu ainda que Luís Pedro e João Pimenta (ex-Sporting Clube de Portugal), que estão à experiência, têm «grandes possibilidades» de ficar no clube, pois têm evidenciado uma «forte vontade de ficar e bons atributos ao nível técnico e físico».

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply