Arquivo

Sondagem do JN dá ligeira vantagem de Igreja sobre Amaro

Uma sondagem hoje publicada no Jornal de Notícias revela que a lista do PS, encabeçada por José Igreja, mantém uma ligeira vantagem, de 0,5 por cento, sobre a candidatura do PSD/CDS, encabeçada por Álvaro Amaro. E, mesmo que a conserve no dia das eleições, arrisca o pior resultado de sempre.

Com exceção do ano em que a candidatura de Maria do Carmo Borges ainda tremeu por causa da adversária social-democrata Ana Manso, os socialistas sempre conquistaram a Câmara da Guarda sem sobressaltos. Desta vez, a mudança de protagonistas, a coligação do PSD/CDS e a divisão que o antigo vice-presidente da autarquia Virgílio Bento, entretanto afastado, criou no eleitorado tradicional socialista, revela que a manutenção do poder não está garantida.

Ficha técnica

Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem, S.A., para o JN, no dia 17 e 18 de setembro de 2013. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente no concelho da Guarda, e habitando em lares com telefone da rede fixa. Foram efetuadas 595 tentativas de entrevistas e, destas, 92 (15,5%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma aleatória resultou, em termos de sexo feminino – 51,9%; masculino – 48,1%, e no que concerne à faixa etária dos 18 aos 30 anos – 18,3%; dos 31 aos 59 – 49,3%; com 60 anos ou mais – 32,4%, num total de 503 entrevistas validadas. O erro máximo da amostra é de 4,34%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Sobre o autor

Leave a Reply