Arquivo

Serviços certificados na Câmara da Guarda

Norma internacional valida eficácia e eficiência dos departamentos Administrativo e de Planeamento e Urbanismo

Está certificada a qualidade dos departamentos Administrativo e de Planeamento e Urbanismo da Câmara da Guarda pela norma internacional ISO 9001:2000. A distinção, atribuída pela SGS, empresa líder mundial em certificação, valida a eficiência e a eficácia dos serviços prestados por aqueles sectores da autarquia, sempre muito contestados pelos munícipes. A partir de agora, o lema é «estamos ao serviço, não somos apenas um serviço», sintetizou Vítor Santos, na cerimónia de entrega do certificado.

Na passada segunda-feira, o vereador com os pelouros da Administração e Urbanismo, anunciou que algo vai mudar na relação município/munícipes: «Não existimos para nos olharmos no e para o interior de nós próprios, mas para os cidadãos que necessitam de resolver problemas e situações cujas competências nós possuímos e temos o dever de encaminhar», sublinhou. Nesse sentido, passa a ser «missão» da autarquia dar resposta «eficaz e eficiente» às solicitações dos seus «clientes», norteando a sua acção por valores como a competência, transparência e qualidade do serviço, atributos que os cidadãos nem sempre vêm nos serviços municipais. «É a satisfação dos utentes/clientes que nos deve motivar para sermos reconhecidos e avaliados como bons prestadores de serviços», prosseguiu. Mas esta é apenas a primeira leva de eficiência introduzida na máquina autárquica.

Está previsto para o segundo semestre deste ano o processo de certificação dos departamentos Financeiro, de Obras Municipais e dos Equipamentos Municipais. De resto, Vítor Santos recordou que a modernização administrativa dos serviços camarários é uma das prioridades do actual executivo de Joaquim Valente. As áreas agora certificadas no Departamento Administrativo com o selo ISO 9001:2000 abrangem o atendimento geral, o tratamento de requerimentos e exposições, o licenciamento de actividades comerciais da competência da Câmara e a fiscalização do cumprimento das posturas municipais. No Departamento de Planeamento e Urbanismo, um sector muito sensível, a validação diz respeito à aplicação do regime jurídico de Urbanização e Edificação.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply