Arquivo

«Seria bom sinal se houvesse menos quantidade de resíduos»

Cara a Cara – Andrea Lourenço

P – Quais os objetivos de mais uma edição do “Limpar Covilhã”?

R – O objetivo deste ano é erradicar as lixeiras ilegais que temos na floresta e também apostamos muito na parte da sensibilização das pessoas para as problemáticas do ambiente e, neste caso, mais dos resíduos espalhados na natureza. Queremos também apelar à sociedade para a existência destas problemáticas que estão bem patentes e são bem reais nas nossas florestas e nas nossas cidades. Estes são os objetivos a nível nacional, mas também se aplicam ao concelho da Covilhã.

P – Ultrapassar a fasquia das 49 toneladas de resíduos recolhidas em 2010 é outro objetivo?

R – Preferimos neste momento ainda não falar em quantidades porque o nosso objetivo principal é limpar as zonas que identificamos. Ainda não nos preocupamos com quantidades e só no fim é que vamos fazer a contabilização. Nós queríamos que houvesse menos quantidade porque isso seria bom sinal. O objetivo não é ter mais, mas sim menos, porque era sinónimo de que estava tudo mais limpo.

P – Quantos voluntários já conseguiu reunir? Tem alguma meta satisfatória?

R – Em relação aos voluntários, se tivermos em conta os escuteiros, e já contactámos o Agrupamento 20 da Covilhã que internamente passou a mensagem aos restantes agrupamentos do concelho, alcançaremos de certeza os de 2010, que rondaram os 300, fora as pessoas que depois se inscrevem na plataforma, onde já temos à volta de 50 inscritos. Tal como em 2010, esperamos que, com uma exposição que estamos a organizar no Serra Shopping, angariar aqueles voluntários de última hora que surgem sempre. Mesmo no dia da ação de limpeza em 2010, houve pessoas que quando nos viram a andar na rua, perguntaram-nos o que andávamos a fazer e juntaram-se a nós. Gostaríamos de chegar, pelo menos, aos 600 voluntários, que seria o dobro da primeira edição.

P – A grande atividade a desenvolver será mesmo no dia 24?

R – Sim. A atividade de limpeza será realizada nesse dia, embora já tenhamos andado a fazer saídas de campo aos fins-de-semana para referenciarmos as lixeiras para, no dia 24, sabermos onde colocar e distribuir os voluntários e temos feito também ações de sensibilização. É nesse dia que esperamos que os voluntários apareçam em grande número e também dos parceiros com veículos que é o que mais estamos a precisar neste momento.

P – Há muitos locais identificados no concelho da Covilhã? São mais ou menos que em 2010?

R – O grupo “Limpar Covilhã” já tem cerca de 60 pontos referenciados só no concelho, estando espalhados um pouco por todas as freguesias. Umas têm uma maior quantidade de incidência de resíduos e outras menos. Em relação a 2010, no geral, notamos que há menos quantidade de resíduos do que havia. Temos locais que limpámos há dois anos, este ano já lá fomos e verificámos que continuam limpos e há outros que têm em pouca quantidade. Este ano não estamos tão preocupados como estávamos em 2010, em que foram precisos bastantes veículos para nos darem apoio no dia da atividade.

P – Embora haja menos, é preocupante esse cenário de lixo que ainda ocorre em todas as freguesias do concelho?

R – Sim, é preocupante porque temos locais que têm pneus, que são um material que nem sequer há um tempo estimado de decomposição na natureza por demorar muito. Também há grandes quantidades de entulhos, alguns plásticos, mas o que nos preocupa mais são essencialmente os pneus. Eletrodomésticos de grande porte ainda encontramos alguns, mas não tantos como os que estávamos à espera. Acho que também é porque há algumas empresas e até sucateiros que já recebem e dão algum valor a esse tipo de material.

Andrea Lourenço

«Seria bom sinal se houvesse menos quantidade de resíduos»

Sobre o autor

Leave a Reply