Trancrição da intervenção do membro da Direcção da AENEBEIRA – Drª Maria da Conceição Trabulo Alexandre – na VI Feira de Emprego/Saídas Profissionais, que decorreu no dia 27 de Abril de 2009, na Escola Profissional de Trancoso, dirigida aos alunos do 12º ano
Porquê falar sobre a AENEBEIRA?
A AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, engloba associados de 10 concelhos da região – Trancoso, Aguiar da Beira, Meda, Celorico da Beira, Penedono, Sernancelhe, Pinhel, Fornos de Algodres, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo. Estes associados são empresas e empresários em nome individual, dos sectores do comércio, indústria, serviços e turismo.
Tem como linhas de intervenção principais (entre outras):
1. Organização de Feiras com destaque para a Feira de S. Bartolomeu e a Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira.
2. Prestação de Serviços de Consultoria Económica e Empresarial onde se destacam -além de outros, dois programas em curso, Programa Dinamizar e o Programa QIPME.
3.Formação Profissional – Esta tem sido nos últimos anos um marco importante nesta região, com incidência em duas áreas fundamentais:
3.1 – Formação de Activos – Formação Modular Certificada – que permite a obtenção de uma dupla certificação escolar e profissional. No ano de 2008 foram realizadas 34 acções, destas, 33 na Região Centro e uma na Região Norte, com um volume de formação de 23.206 horas, englobando um total de de 591 adultos, distribuídas por várias localidades e cursos. De referir que estes cursos só começaram no mês de Junho.
Neste ano de 2009 até aos fins de Maio já se realizaram/ou em fase de conclusão, 48 acções, com um volume de formação de 36.803 horas, englobando 895 formandos. E, assim se vai continuar até ao final do ano. Alargou-se assim a distribuição geográfica passando a englobar outras localidades.
3.2 – Formação para desempregados e/ou à procura do 1º Emprego
Estão a decorrer 3 cursos EFA – Educação e Formação de Adultos.
– Aguiar da Beira –Técnico de Vendas destinados a pessoas com o 9ºano de escolaridade e que no final confere a equivalência ao 12º ano e uma certificação profissional como Técnico de Vendas
– Celorico da Beira – Técnico de cozinha e Pastelaria -12ºano
– Carapito – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade – 9ºano
A formação emerge na Associação como sinónimo de qualidade, não há facilitismo, a dinâmica do Presidente aliada a uma equipa de bons formadores, e a uma boa equipa pedagógica e técnica, a trabalharem para que as pessoas que à noite, fazem sacrifícios, após um dia duro de trabalho, sintam que vale a pena e não só porque a legislação assim os obriga. E que no mundo de hoje, trabalhadores e empresários juntos, sintam que esta formação, para além de alguns conhecimentos adquiridos, estes, sejam também importantes na evolução da empresa para que possam resistir um pouco mais à crise.
A AENEBEIRA apresenta-se hoje nesta zona do interior com um pólo dinamizador da formação, está cada vez mais perto dos empresários, dos serviços, dos empregados, indo de encontro às suas necessidades quer laborais quer individuais sem saírem das suas localidades.
Poder-se-á considerar que a AENEBEIRA, aposta nas três vertentes da formação – formação inicial, formação contínua e formação especializada. Há ainda um longo caminho a percorrer e a melhorar.
Hoje mais do que nunca, jovens e menos jovens, devem investir cada vez mais na formação. Às empresas INTERESSAM trabalhadores com cursos profissionais e formação adequados às realidades
Serão vocês amanhã os futuros empresários, políticos ou apenas empregados, para qualquer um destes cargos é necessário competências, dinâmica e responsabilidade, tudo isto estão a aprender na vossa formação inicial nesta escola. E porque a escola é um local de aprendizagem onde todos crescem e adquirem capacidades, retirem o máximo dessa aprendizagem, mas a escola é também um local de convívio por isso sejam felizes, porque a adolescência uma fase tão bonita e ao mesmo tempo tão conturbada, passa rápido e vamos ter esperança que o futuro seja melhor que o presente, vamos continuar sempre a aprender…
Foi bom estar aqui convosco.