Arquivo

“Ser Cientista por um dia…..Com as Mãos nas Partículas”

MASTERCLASSES 2010 em Física de Partículas

Pelo sexto ano consecutivo, o LIP (Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas), em parceria com as Universidades Portuguesas de todo o País, e parcialmente apoiado pela Agência Ciência Viva, organizou as Masterclasses em Portugal, uma iniciativa de nível europeu e internacional , no âmbito do EPPOG – European Particle PhYsics Outreach Group, num total de 90 locais em 18 países europeus e ainda nos Estados Unidos, África do Sul e Brasil.

Este evento tem como objectivo levar jovens entre os 15 e os 18 anos às Universidades e Institutos onde trabalham grupos de Físicos na área da Física de Partículas Elementares.

No dia 20 de Fevereiro, durante todo o dia, os alunos da Escola Afonso de Albuquerque, Manuel Marques ,do 9º ano, Ana Sofia Tomé, Diana Valente e Jéssica Lopes Nunes do 10º ano, Ana Carolina Abrantes e Rui Pedro Ferreira do 11ºano e ainda Inês Rodrigues e André Silva do 12º ano, participaram neste evento que decorreu na UBI-Covilhã, acompanhados pelos Professores Alina Louro, Carlos Gonçalves, Pedro Pimparel e Rosa Carvalho. Alguns eram repetentes nesta experiência e, visto o ano anterior ter sido muito agradável, decidiram voltar.

Da parte da manhã decorreram palestras sobre os temas:”Raios cósmicos: uma outra visão do Universo” por Fernando Barão –IST e “CLOUD -Cosmics Leaving Outdoor Droplets” por António Tomé – UBI. Para finalizar tivemos a agradável presença de D. Manuel Felício- Bispo da Diocese da Guarda, que apresentou o tema “O que esperamos de Deus, se temos a Ciência?”, iniciado com o desafio “ Deus e a Ciência- conflito ou complementaridade?”.

Após o almoço – convívio na Cantina da Universidade, seguiu-se uma sessão de informação “Identificando partículas num evento”,por Sandra Soares – UBI, com o objectivo de preparar a actividade experimental que se seguiu , que sem dúvida, foi a mais emocionante para os alunos. Foram fornecidas a cada grupo de três alunos , imagens de acontecimentos reais, adquiridos no CERN, sendo solicitada a sua classificação em categorias.

Houve também um pequeno teste sobre os conhecimentos adquiridos nas palestras da manhã. As perguntas foram elaboradas por elementos do CERN, sendo divulgadas por videoconferência e iguais nas várias universidades participantes.

Os resultados desse trabalho, bem como do teste apresentado, foram discutidos entusiasticamente com outros grupos de outras Universidades Portuguesas e estrangeiras e cientistas portugueses no CERN, em actividade simultânea nesse dia. Participaram também, como colaboradores na organização e apoio no evento, antigos alunos da nossa escola que pertenceram ao Clube de Física e que actualmente frequentam a UBI.

Pretende-se com eventos deste tipo, mostrar aos jovens um pouco do mundo da ciência, conhecer alguns dos assuntos que são actualmente objecto de investigação, ter uma ideia de como é feita essa investigação, conversar com jovens cientistas que testemunham o seu percurso de vida e as razões das suas escolhas e fundamentalmente motivar os alunos para a Ciência e despertar o gosto pelo conhecimento e compreensão do Universo .

Rosa Carvalho (professora) e Ana Carolina Abrantes (11ºC)

“Ser Cientista por um dia…..Com as Mãos nas
        Partículas”

Sobre o autor

Leave a Reply