Arquivo

Sentido de Futuro

Opinião

A Guarda está deprimida e desta vez instalou-se uma tristeza que não decorre apenas da situação em que o país se encontra. É algo mais profundo uma vez que, para além da crise macroeconómica, vê-se confrontada com uma melancolia provocada por uma desesperança resultante de ter sido levada a acreditar que iria ser próspera e cosmopolita, com uma qualidade de vida invejável; sonhou com o que lhe prometeram e não lhe souberam dar.

Está sem brilho, não tem fulgor. É hoje uma cidade cinzenta, sem vida nas ruas, com o comércio e os serviços em estado anémico, é a cidade do “Vende-se”, do “Arrenda-se”, dos edifícios degradados a apodrecer, das ruas esventradas pelas obras que não terminam ou que não recomeçam, da falta de oportunidades; cada vez mais distante dos centros de prosperidade, a cidade fecha-se lentamente sobre si mesma.

A Guarda necessita que a ajudem a sair deste vazio existencial em que a deixaram cair, que a ajudem a descobrir um sentido de Futuro, que lhe recordem que deve aspirar a mais, que a promovam, que a tirem deste torpor, deste desamparo. Deve saber que não tem que ser igual às outras cidades de idêntica dimensão, que não ganha em ambicionar “ter muito”, devendo apostar em “ter bom”. Deve sobretudo procurar afirmar-se pela diferenciação, com especial ênfase na Educação, na Saúde e na Cultura, devendo esta ocupar um papel determinante enquanto via privilegiada de promoção externa.

Enquanto aguarda pela atribuição de terapeuta, que podemos fazer por ela?

Cabe a cada um de nós dar o seu melhor para a ajudar a passar das palavras aos atos, a evitar esperanças vãs e pessimismos excessivos, a que recupere a sua auto-estima, humanizando-a, tornando-a mais fraterna, contribuindo para que as pessoas a visitem e descubram a sua beleza. Coisas simples, do dia a dia. Está ao nosso alcance e devemos fazê-lo. Sem intrigas, sem invejas.

Rui Correia

* Psicólogo

Comentários dos nossos leitores
Nelson Manso nelson_manso@hotmail.com
Comentário:
Pois, é verdade. Mas o que é certo é que a Guarda é atualmente uma cidade apetecida, ao contrário do que muita gente diz. As pessoas habituaram-se a dizer mal de tudo e todos. Vamos dizer bem do que temos e calem-se as vozes do contra! Temos uma bela cidade! É verdade ou não é?!
 

Sentido de Futuro

Sobre o autor

Leave a Reply