Arquivo

Seia também não tem iluminação de Natal

O município de Seia vai abdicar da iluminação de Natal pelo segundo ano consecutivo devido à contenção orçamental. «A autarquia ajustou prioridades e criou estratégias para poupar, inclusive na despesa corrente, onde reside a maior dificuldade», assume o presidente da Câmara.

Carlos Filipe Camelo explica que o executivo não quer ser «insensível em relação ao comércio tradicional», percebendo a importância da iluminação natalícia nesta setor. Por isso, está a tentar «envolver as associações empresariais» na procura de «formas alternativas de promover e incentivar as compras no comércio local». Embora o orçamento municipal para 2012 ainda não tenha sido discutido e aprovado, o autarca garante que «os tempos de crise vão estar refletidos no documento». A educação e os apoios sociais continuarão a ser áreas com menos cortes, pois haverá necessidade de «suprir algumas carências que podem surgir em certas franjas da população», admite o autarca. Obrigada a maior rigor na gestão dos seus recursos financeiros, a autarquia reduziu em cerca de 20 por cento as verbas destinadas às associações desportivas, culturais e recreativas, mas Carlos Filipe Camelo assegura que todas vão continuar a receber um montante que lhes permite manter as suas atividades.

O processo relativo ao Plano de Reequilíbrio Financeiro da autarquia foi entretanto aprovado pelo Tribunal de Contas, o que significa que o município poderá contrair um empréstimo destinado à liquidação de um montante de dívidas até 45 milhões de euros. «Trata-se de um instrumento que vem dar novo fôlego às finanças municipais», sublinha o edil.

Sobre o autor

Leave a Reply