Arquivo

Seia Jazz e Blues a partir de hoje

Britânico Chris Jaegger e português André Sarbib em destaque na sétima edição do festival senense

O guitarrista Chris Jagger e o pianista André Sarbib são os nomes sonantes da edição deste ano do Seia Jazz e Blues, que decorre entre hoje e sábado na Casa Municipal da Cultura.

O britânico, irmão de Mick Jagger, líder dos Rolling Stones, vai subir ao palco na última noite deste festival com a sua música “Zydeco”, um estilo de blues fortemente influenciado pelo cajun, oriundo do estado norte-americano da Louisiana, e do country que pratica desde 1984. Em 1996, Chris Jagger gravou um disco acústico com Ben Waters e Charlie Hart e seis anos mais tarde fez uma tournée pela Inglaterra com Robin Mckidd. Em Seia, o guitarrista atuará com Jim Mortimore (guitarra e baixo), Charlie Hart (teclados, acordeão e violino) e Malcolm Mortimore (bateria). Na véspera, cabe a André Sarbib demonstrar por que é considerado um dos melhores músicos portugueses de jazz. O pianista – filho do conceituado pianista francês Roger Sarbib, introdutor do estilo “big band’’ em Portugal nas décadas de 40 e 50 – é acompanhado por um trio formado por Bernardo Moreira (contrabaixo), João Cunha (bateria) e João Moreira (trompete e flugel horn).

A VII edição do Seia Jazz e Blues inclui ainda iniciativas como “O jazz vai à escola”, com Paulo Coelho; várias “jam sessions”, pelo Trio António Ferro e músicos de Seia; além de uma feira do livro e CD de jazz e de um “workshop” de escalas e técnicas de improvisação, pelo contrabaixista António Ferro e Gileno Santana.

Sobre o autor

Leave a Reply