Arquivo

Seia invicto no Nacional de Xadrez da IIª Divisão

Amadora, Faro e CX senense disputam fase final da prova a 11 e 12 de Junho

O Clube de Xadrez de Seia B concluiu invicto a zona Norte do Nacional da IIª Divisão. No passado sábado, os senenses empataram (2-2) com a equipa B do Grupo de Xadrez do Porto na última jornada e confirmaram o título da zona. Ao longo das sete jornadas da prova, o CX Seia obteve cinco vitórias e dois empates.

Na última jornada, o clube prescindiu da participação de Javier Sanz, MI espanhol e o seu melhor jogador, que nos encontros mais importantes se deslocou propositadamente de Salamanca a Portugal para integrar a equipa. Contudo, Paulo Costa, Carlos Carneiro (ex-GX Guarda), Manuel Martins (ex-GX Guarda) e Jorge Bastos deram conta do recado e evitaram danos maiores, já que se verificaram empates nos quatro tabuleiros ao fim de pouco tempo de competição. Dado que o Seia já tem uma equipa na Iª Divisão, a formação B não pode subir ao “top ten” nacional – a menos que o quarteto principal seja despromovido – pelo que o promovido será a ACR de Vale de Cambra, vice-campeão zonal. No fundo da tabela descem à IIIª Divisão o Dias Ferreira D (Matosinhos), a Associação Académica de Coimbra e o CX Montemor-o-Velho. A 11 e 12 de Junho, os senenses vão disputar com a Associação Académica da Amadora e o Núcleo de Xadrez de Faro, vencedores respectivamente da zona Centro e Sul, a “poule” final da competição e encontrar o campeão da II Divisão.

No terceiro escalão, a equipa C do CX Seia terminou a prova com uma vitória (1,5-2,5) na Covilhã, frente à ADE B. Um resultado surpreendente, uma vez que só participaram com três jogadores por indisponibilidade de Dora Leal, José Luís Abrantes e Luís Correia. Consequentemente, o CX Seia perdeu no primeiro tabuleiro por falta de comparência, mas obteve duas vitórias e um empate nos restantes. Marino Ferreira derrotou Carlos Pina, Vítor Leal venceu o polaco Jan Tomasz Wegrzyn e Francisco Madeira empatou com Dominik Wegrzyn. Já a equipa A da ADE foi empatar (2-2) a Matosinhos com o GD Dias Ferreira D, enquanto o Oriental de S. Martinho, também da Covilhã, perdeu por 4-0 em Estarreja mas já tinha evitado a despromoção. São despromovidos aos regionais a Gafanha da Encarnação e o Sindicato dos Bancários do Norte, ambas de Aveiro. O CR Estarreja venceu a série C, com mais um ponto que a ADE A e o CX Seia C, e vai disputar as meias-finais da IIIª Divisão a 11 e 12 de Junho. Os seus adversários são o CX Bracara Augusta (Braga), GD Dias Ferreira B (Matosinhos), AC de Sismaria (Leiria), CR Feijó (Setúbal), SIR de Elvas, CCM Quinta Marques da Costa (Barreiro) e SR Progresso Olhanense (Olhão). A fase final terá lugar a 18 e 19 Junho.

Sobre o autor

Leave a Reply