Arquivo

Seia com dois parques eólicos

Enernova tem dois projectos para a Serra da Alvoaça e Pedras Lavradas

A Câmara de Seia deverá protocolar em Fevereiro com a Enernova, do grupo EDP, a instalação de dois parques eólicos na Serra da Alvoaça e na zona das Pedras Lavradas. Os projectos já foram aprovados pelo município e terão capacidade para produzir, respectivamente, 19,5 MW e 14 MW de energia.

A iniciativa é, para a autarquia, uma «mais-valia», nomeadamente pelo «investimento financeiro inerente à construção do parque e a consequente criação de postos de trabalho», mas também «um exemplo a seguir, visto tratar-se de produção de energia renovável», refere uma nota à imprensa. O comunicado adianta estar igualmente contemplado neste acordo a beneficiação dos caminhos existentes, bem como a abertura de valas e colocação de cabos subterrâneos por parte da empresa instaladora. Já os montantes envolvidos não foram divulgados. O parque eólico da Serra da Alvoaça, nas freguesias de Teixeira e Alvoco da Serra, terá 10 aerogeradores a implementar nas zonas de menor declive e fora dos afloramentos rochosos daquela zona do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).

Uma preocupação também tida em conta no projecto previsto para o lugar de Pedras Lavradas, formado por sete geradores. Por se encontrarem em zonas protegidas, ambos os empreendimentos foram sujeitos a estudos de impacto ambiental. Resta agora conhecer a posição do PNSE. O presidente Eduardo Brito já disse esperar que o parque natural não inviabilize a sua concretização, argumentando que vão desenvolver-se em áreas menos prejudiciais para o património ambiental da região. Por outro lado, «apenas dois a três por cento da área mínima necessária à instalação de um parque eólico [100 hectares] serão ocupados, ficando a restante disponível para fins agrícolas e florestais», garante.

Sobre o autor

Leave a Reply