Arquivo

Segurança Social distribui alimentos pelas famílias guardenses

Primeira distribuição, que rondou os 500 mil euros, terminou na sexta feira e a segunda está prevista para Dezembro

Esteve em execução, no distrito da Guarda, através do Centro Distrital da Segurança Social, o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC) 2010, acção anualmente promovida pela Comissão Europeia e executada pelos Estados-membros, que se destina a distribuir produtos alimentares às pessoas mais necessitadas na União.

Esta acção decorre numa única fase com duas distribuições, tendo terminado a primeira na passada sexta-feira. A segunda distribuição está prevista para Dezembro. Este programa tem como destinatários todas as famílias ou pessoas em situação de dependência social e financeira e/ou catástrofe, nomeadamente agregados numerosos, com baixos rendimentos, situações de prisão, morte, doença, separação e abandono, desemprego prolongado e pensionistas do regime não contributivo. São ainda abrangidos os utentes das instituições localizadas em meio degradado e/ou com menor abastecimento de produtos, com maior número de utentes carenciados cujas comparticipações sejam diminutas, elevado número de utentes com características específicas (crianças, jovens e idosos) e o número de respostas sociais desenvolvidas.

Segundo o Centro Distrital da Segurança Social da Guarda, nesta primeira distribuição foram envolvidas 244 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) beneficiárias, envolvendo 9.861 utentes de todo o distrito, e 57 instituições mediadoras para distribuição a indivíduos e famílias carenciadas referenciadas nas diversas comunidades. No total, o programa vai abranger cerca de 1.660 famílias decompostas em 4.130 pessoas. Serão abrangidas 13.991 pessoas, sendo que o valor dos géneros alimentares distribuídos, nesta primeira fase, corresponde a pouco mais de 553 mil euros.

Sobre o autor

Leave a Reply