Arquivo

Segurança informática em análise no “Create Tech”

IPG

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) acolhe no final do mês o “Create Tech”, um fórum sobre segurança informática. Está garantida a participação de empresas especializadas e de investigadores para debater o tema “A Internet espia-nos”.

«Vamos ter na Guarda o que se está a fazer de mais inovador nesta área e isto numa altura em que esta temática está na ordem do dia [devido ao caso Snowden e NSA]», afirmou Gonçalo Poeta Fernandes, vice-presidente do IPG, considerando, por isso, que o evento é de «dimensão nacional e caráter internacional». Empresas como a Cisco, Wavecom, Panda Security, Ciberconceito, Sapo e Lunacloud, assim como os projetos Eurocloud, Dognaedis e “LAPA” vão apresentar os últimos desenvolvimentos tecnológicos em termos de segurança na web na perspetiva dos utilizadores e dos próprios sistemas utilizados. O objetivo é analisar a segurança em serviços cloud, nas comunicações e nas redes sociais, mas também a privacidade, o “malware”, o “spam” e os perigos do online, assunto sobre o qual falarão elementos da Polícia Judiciária.

Para o docente Pedro Pinto, «a segurança informática perfeita é um mito», tanto assim que até «as tecnologias que davam alguma garantia, as VPN, também já não o são, o que começa a ser alarmante». O “Create Tech” decorre a 29 e 30 de novembro, numa organização do IPG e do Pplware, um site referência no segmento da produção de conteúdos tecnológicos. O encontro é aberto à população em geral. À margem da apresentação deste fórum, Gonçalo Poeta Fernandes revelou que o IPG não consegue satisfazer todas as solicitações para engenheiros informáticos. «Os pedidos de empresas, como a PT e outras, são o triplo ou o quádruplo dos licenciados que formamos, com a agravante de terem sobrado vagas nos últimos anos nesta área», disse o vice-presidente do Politécnico.

Sobre o autor

Leave a Reply