Arquivo

Segunda-feira calma em Vilar Formoso

Oitocentos camiões esperaram pelo levantamento da proibição de circular em Espanha devido à Semana Santa, mas sem as habituais filas na A25

O comando territorial da GNR da Guarda levou a efeito, na segunda-feira, uma operação de vigilância, controlo e regularização de trânsito, nomeadamente de camiões, que não puderam passar a fronteira até às 21 horas portuguesas.

Em causa esteve a já habitual proibição de circulação de pesados de mercadorias no período da Semana Santa no país vizinho. A medida aplicou-se a viaturas com peso bruto superior a 7.500 quilos e aos conjuntos de veículos de qualquer massa máxima autorizada, na auto-estrada A-62, entre Fuentes de Onõro e Burgos. Ficaram isentos desta proibição, os conjuntos de veículos de qualquer peso bruto autorizado, transportadores de gado vivo ou leite, assim como veículos com produtos de manutenção das estradas, em período invernal. O major Cunha Rasteiro explica que «tudo correu dentro da normalidade, sem acidentes ou qualquer tipo de problema», isto porque «os camionistas vão percebendo, ao longo dos anos, que as autoridades espanholas são intransigentes em não deixar circular. Não vale a pena irem para Vilar Formoso e ficar um dia inteiro à espera quando só podem circular e entrar no país vizinho a partir das 21 horas», disse.

«Os motoristas com mais experiência e as empresas, com os nossos conselhos, programaram a viagem de forma a entrarem em Vilar Formoso a partir do momento em que isso fosse possível», constata o oficial. No entanto, a partir das 18 de segunda-feira, o parque TIR de Vilar Formoso – com lotação para 400 veículos – começou a ficar lotado, tendo os camiões que foram chegando depois sido desviados para a zona industrial e para um parque alternativo naquela localidade fronteiriça. «As coisas correram bem e já não foi preciso cortar uma das faixas da auto-estrada, no sentido de possibilitar o estacionamento, desviando o trânsito pela EN16, como inicialmente pensámos», acrescenta Cunha Rasteiro.

Em média, passam diariamente por Vilar Formoso cerca de 2.000 camiões. Os domingo e as segunda-feira são os dias com maior fluxo de entradas de pesados de mercadorias portugueses em Espanha.

Camionistas ficaram retidos no parque TIR de Vilar Formoso

Segunda-feira calma em Vilar Formoso

Sobre o autor

Leave a Reply