Arquivo

Sede da Associação das Judiarias fica em Belmonte

Organismo vai ser formalizado oficialmente em Janeiro, juntando regiões de turismo, municípios e comunidades judaicas de todo o país

Belmonte é o local escolhido para a sede da Associação das Judiarias de Portugal, uma entidade que pretende valorizar o património e a história judaica no nosso país.

Prevê-se que a associação possa ser constituída em breve, sendo que «a assinatura da escritura está marcada para Janeiro», explicou o presidente da autarquia. Amândio Melo adianta que a Câmara «já tem alguns sítios em vista», nomeadamente «um edifício na zona da antiga judiaria», mas apresentará as opções no início do próximo ano. Este será um novo equipamento na vila onde ainda resiste uma das mais antigas comunidades judaicas do país. A associação, que estará também sobre a alçada da Turismo Serra da Estrela, vai contribuir para «o desenvolvimento do turismo religioso», disse Amândio Melo. Além disso, pretende-se ainda que possa incentivar e apoiar iniciativas no âmbito comercial. Na área da investigação, prevê-se também a criação de um centro de estudos judaicos. A Associação das Judiarias de Portugal contará, inicialmente, com as regiões turísticas da Serra da Estrela, Alentejo, Douro, Algarve e Oeste, pelas autarquias de Belmonte, Tavira, Castelo de Vide, Guarda, Trancoso, Freixo-de-Espada-à-Cinta, Torres Vedras e Penamacor, bem como pelas comunidades judaicas de Lisboa e Porto.

Sobre o autor

Leave a Reply