Arquivo

Secundária do Sabugal é a melhor do distrito

Escola raiana foi a melhor classificada nos exames nacionais do 12º ano do distrito da Guarda, enquanto na cauda da tabela surge a Dr. José Casimiro Matias, em Almeida

A Escola Secundária do Sabugal é o estabelecimento do distrito da Guarda que surge melhor classificado no ranking das escolas de 2012, referente ao ensino secundário. A lista, publicada pelo semanário “Expresso”, envolve 615 escolas secundárias de todo o país e coloca a Secundária sabugalense no 148º lugar, com uma média nos exames de 11,55 e interna de 13,43 valores em 124 provas, subindo 247 lugares face a 2011. Em oposição, a pior classificada é a Dr. José Casimiro Matias, de Almeida, na posição 596 e com uma média de 7,66 valores nas 85 provas realizadas.

O diretor da escola do Sabugal diz que o lugar alcançado é «um grande orgulho para a comunidade educativa» local e atribui o mérito aos alunos. Jaime Vieira salienta que o estabelecimento tem «um quadro de professores relativamente estável» e que o trabalho desenvolvido foi «semelhante ao dos anos anteriores», pelo que a única diferença residiu no facto de ter havido «alunos brilhantes». O docente adianta ainda que houve 32 candidatos ao ensino superior, dos quais 30 foram colocados, «muitos deles em primeira opção». Jaime Vieira fala por isso em «números excelentes» para uma escola situada «no interior do interior, em processo de envelhecimento e desertificação, e a perder cerca de 50 alunos por ano».

Em segundo lugar surge a Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda, que conseguiu uma média de exame de 10,34 valores em 491 provas (195º lugar no país), melhorando de forma ligeira relativamente ao ano passado, quando foi 207º. A terceira escola do distrito é a Secundária de Seia, com 9,85 valores em 393 provas (310º lugar). Já na segunda metade da tabela, figuram as escolas EB/S de Fornos de Algodres (333ª), Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso, de Vila Nova de Foz Côa (342ª), Secundária de Aguiar da Beira (412ª), Secundária da Sé (417ª), Secundária de Pinhel (437ª), EB/S da Mêda (471ª), e Externato Nossa Senhora de Fátima, em Manteigas (488º). Entre as cem piores estão a EB/S Sacadura Cabral, em Celorico da Beira (525ª), a Secundária Gonçalo Anes Bandarra (528ª), a Secundária de Gouveia (555ª), a EB/S de Vilar Formoso (589ª) e a Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo (595ª), além da já referida EB/S Dr. José Casimiro Matias, de Almeida (596ª), cujo diretor não foi possível contactar em tempo útil.

No que diz respeito à classificação por disciplinas, a Secundária do Sabugal volta a aparecer no primeiro lugar do distrito em Português (87º lugar nacional e média de 11,58), enquanto na Matemática A os melhores resultados foram conseguidos na Afonso de Albuquerque (41º lugar e média de 12,72). Quanto à zona da Cova da Beira, a melhor escola foi a Secundária do Fundão, no 84º lugar nacional, com uma média de exame de 11,12 e interna de 12,99 em 378 provas. Seguem-se as covilhanenses Frei Heitor Pinto (114º lugar) e Quinta das Palmeiras (265º), e a EB/S Pedro Álvares Cabral, de Belmonte (274º). Os estabelecimentos com pior desempenho foram os externatos Capitão Santiago de Carvalho (Fundão), em 524º, e Nossa Senhora dos Remédios (Covilhã), em 529º. A nível nacional, os 20 primeiros lugares são ocupados por instituições privadas. A melhor escola foi o Colégio Nossa Senhora do Rosário, do Porto, com uma média de exame de 14,69 e interna de 16,55 valores.

Escola Afonso de Albuquerque lidera no 3º ciclo

Em relação às 1.332 escolas analisadas a partir dos exames de Português e Matemática do 9º ano, a melhor do distrito é a guardense Afonso de Albuquerque, no lugar 102, com uma média nos exames de 3,47 e interna de 3,64. O diretor da escola disse estar «satisfeito» com a classificação alcançada, mas afirma que «não gosta» de rankings, pois «não dão um retrato exato da realidade». Para António Soares, «as classificações são relativas, a qualidade dos alunos varia bastante de ano para ano e as médias também». Por outro lado, considera que os rankings «misturam as escolas com números de provas distintos», pelo que conclui que «as escolas não se devem medir por rankings, mas pelo trabalho que desenvolvem». A segunda melhor escola do distrito é a Secundária da Sé (118ª), seguida da EB de Trancoso (210ª). As piores são as escolas Evaristo Nogueira, em Seia (1.103ª), Secundária de Foz Côa (1.245ª) e Básica de Santa Clara, na Guarda (1.318ª).

Já no 6º ano, que teve exames nacionais pela primeira vez, a melhor escola do distrito foi o Externato do Soito, 29º lugar entre 1.144 estabelecimentos, com uma média de 3,96. António Joaquim Dinis, diretor daquela escola privada, diz-se «feliz» com esta classificação, que «aumenta o prestígio» da instituição, mas considera que «é possível fazer ainda melhor». O responsável refere também que os exames lhe pareceram «demasiado acessíveis» neste primeiro ano e que «os bons resultados poderão ser resultado disso», esperando que tal «não se repita nos próximos anos». Ainda entre as primeiras 100, surge a Escola Básica de Manteigas nº 2 (88º), com uma média de 3,66. Já as escolas do distrito com pior desempenho foram a EB nº 2 de Figueira de Castelo Rodrigo (858º) e a Abranches Ferrão, em Seia (866º).

Fábio Gomes Estabelecimento do Sabugal surge no 148º lugar entre 615 analisados em todo o país

Comentários dos nossos leitores
fr frojes@gmail.com
Comentário:
O conhecimento não é só Português e Matemática, pois há escolas muito bem posicionadas no distrito – mesmo em lugares cimeiros-, em outras áreas do saber, mas que pelo segundo ano consecutivo são omitidas do vosso artigo sobre o assunto.
 

Secundária do Sabugal é a melhor do distrito

Sobre o autor

Leave a Reply