Arquivo

Secundária da Sé vai ser requalificada

Quarta fase do Programa de Modernização do Parque Escolar prevê uma verba de 15 milhões para cada empreitada

A Escola Secundária da Sé, na Guarda, vai ser requalificada este ano no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar. Nesta quarta fase, a Secundária de Seia também figura na lista das 90 escolas que vão beneficiar de obras de recuperação. Já na Covilhã, serão contempladas a Secundária Campos Melo e a Escola Frei Heitor Pinto.

O programa de modernização, criado em 2007, propõe, em todas as intervenções, a reorganização global do espaço escolar e a introdução de novas valências. Ao longo dos últimos quatro anos, 75 escolas foram requalificadas. Lançada no sábado passado, começa agora a quarta fase do projecto, que integra mais 90 estabelecimentos de ensino secundário. O investimento global ronda os 1.350 milhões de euros, prevendo-se uma verba de 15 milhões por cada escola. Este custo será dividido em três parcelas, com oito por cento da verba para estudos, projectos e fiscalização, sete por cento destinados ao equipamento e mobiliário e 85 por cento para a empreitada. Na maioria das escolas, «a área existente é ampliada em cerca 30 por cento», o que permite «aumentar os espaços do ensino experimental, ciências, tecnologias e artes», especifica a Parque Escolar, a entidade que gere o programa.

Entre este mês e Dezembro, vão realizar-se reuniões com as direcções das escolas contempladas para elaborar os programas funcionais que estarão na base da requalificação, seguindo-se o lançamento dos concursos públicos para as empreitadas, que pode decorrer entre Junho e Dezembro. Esta intervenção começa por «repensar os ambientes de aprendizagem existentes», explica a Parque Escolar, ao mesmo tempo que se aposta numa «recriação de espaços flexíveis para uso da comunidade depois do horário escolar». A recuperação de salas, a criação de laboratórios mais interactivos e a adaptação de espaços a alunos com necessidades educativas especiais são algumas das alterações que a requalificação pode implicar nas escolas da região. Além disso, o projecto tem ainda uma lógica de «interligação» entre os locais de convívio (bar e refeitório) com o objectivo de «aproximar os alunos da escola».

No distrito da Guarda, a Secundária Afonso de Albuquerque, na sede do distrito, foi a primeira beneficiada, com um investimento de 9,6 milhões de euros, prosseguindo actualmente os trabalhos da segunda fase de requalificação. Já este mês foi lançado o concurso público internacional para a execução das obras de modernização da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, em Celorico da Beira, no âmbito da terceira fase do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário. A empreitada tem como preço-base 9,6 milhões de euros.

Primeiros passos para a requalificação da Secundária da Sé são dados ainda este ano

Secundária da Sé vai ser requalificada

Sobre o autor

Leave a Reply