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Science Tablet

Mitocôndrias e Quasares

A capa do Courrier Internacional deste mês coincide com o lançamento em Portugal do tablet desenvolvido pela equipa de Steve Jobs. Apesar de só agora ter chegado ao mercado português, este gadget foi o primeiro a ser apresentado mundialmente e revolucionou o interface computador-indivíduo. Também, durante este mês, foram apresentados os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment), em Portugal, para a literacia científica. Depois da espuma da apresentação dos resultados importa saber como vamos continuar a evoluir, uma vez que ainda estamos abaixo da média europeia.

É aqui que estas duas notícias, aparentemente desconexas, podem vir a ter pontos em comuns, uma vez que a promoção de literacia em todas as suas dimensões (literacia científica prática, literacia científica cultural e literacia científica cívica) pode ser feita através das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), em especial da WEB 2.0. Neste sentido, as TIC estão a mudar o modo com os indivíduos contactam com o conhecimento científico.

A percepção do papel das TIC, como uma nova forma de construção da compreensão do mundo, foi largamente influenciado pelo facto de estas serem apresentadas, principalmente, como instrumentos para gerirem a transmissão de informação e conhecimento. Deste modo, as TIC foram sobrevalorizadas pelos aspectos da sedução na apresentação da informação e desvalorizadas na importância tecnológica, enquanto meio que expande e transforma as capacidades de criatividade no processo de construção e/ou aquisição de conhecimento.

Contudo, esta recente explosão de atenção multimediática que envolve sistemas de informação e redes telemáticas trouxe consigo dois conceitos que se transformaram em buzzwords: o multimédia (possibilidade de ter acesso a vários média dentro de um ambiente experimental) e a interactividade (capacidade para fornecer informação como resultado da introdução de dados, isto é, a capacidade para mudar o raciocínio do utilizador, de o interromper e o propiciar situações inesperadas). A conjugação entre estes dois conceitos pode permitir criar artefactos e tecnologias que oferecem a possibilidade de modelar a cognição ao nível do indivíduo.

Um exemplo, são as ferramentas disponibilizadas pelas Web 2.0. que permitem o desenvolvimento de agentes dedicados que possam desenvolver e estender as capacidades cognitivas. A utilização das ferramentas na promoção da literacia científica é um instrumento cognitivo que possibilita criar ambientes virtuais onde os indivíduos participam na construção do seu conhecimento, um “hands-on” virtual com o ritmo próprio de cada indivíduo, fundamental para uma boa assimilação dos conteúdos. O potencial destas ferramentas está assim na sua possibilidade para promover os processo de inovação e colaboração dentro da comunidade online, permitindo a utilização do conhecimento e da informação para gerar mais conhecimentos.

Por: António Costa

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